TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPEAMENTO CERVEJA ARTESANAL

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL-FUNDASUL

[pic 1]FACULDADE CAMAQÜENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

Acadêmica: Isadora da Silva Ulguim Curso: Administração

Disciplina: Administração da Produção Professor: Darcy dos Santos

Mapeamento de Processos:

 Produção da Cerveja Artesanal – Capitão Barley

Março/2021

INTRODUÇÃO

A cerveja chegou no Brasil na época da colonização. Em 1830 os imigrantes começaram a produzir cerveja artesanal, mas apenas para o consumo da família. Considerada na época uma atividade culinária, a produção da cerveja era de responsabilidade das mulheres. Somente a partir de 1835, com mão de obra escrava e de empregados é que as famílias passaram a produzir a bebida para vender no comércio local.

A cerveja artesanal ganhou mais força no final do século XIX, quando o aumento dos impostos inviabilizou a importação da bebida. A partir de então, a bebida já muito consumida, passou a ser produzida em proporções um pouco maiores, empregando funcionários e crescendo cada vez mais.

Atualmente existem muitas marcas de Cervejas Artesanais no Brasil com grande crescimento e produção, sendo uma delas a Cervejaria Capitão Barley fundada em São Paulo/SP por dois amigos que resolveram começar uma sociedade: Amilcar Parada e Pablo César.

[pic 2]

Mapa de Produção da Cerveja

  1. Panela de Mostura: Primeiramente adicionasse agua quente na temperatura de 50°c mais ou menos, após é adicionado o malte já moído. Na panela de mostura possui uma pá interna que fica sempre mexendo essa mistura fazendo um “chá de malte” mais conhecido como mosto. Esta panela possuiu uma parede dupla onde passa um vapor para manter o aquecimento desse mosto. Depois da mistura homogeneizada é transferida para uma segunda panela chamada: Panela de Filtragem.

[pic 3]

  1. Panela de Filtragem: essa panela possui um sistema por bomba, onde a cerveja passa por um fundo falso como uma espécie de peneira. A cerveja passa pela peneira e retorna para a panela novamente ocasionado a filtração, repetindo esse processo até a filtragem estar adequada para passar para a terceira panela chamada de Panela de Fervura.

[pic 4]

  1. Panela de Fervura: Após passar pela panela de filtragem chega a parte de fervura, nesse momento o liquido já encontra-se totalmente filtrado sem nenhum pedaço de malte. Então o mosto é fervido, é adicionado o lúpulos que é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja. A quantidade de lúpulos utilizadas depende do tipo da cerveja. Esse liquido é fervido em torno de uma hora.

[pic 5]

  1. Resfriação: nesse momento a cerveja é resfriada por um sistema de resfriação chamado Chiller de Placas, onde é misturada agua gelada no mosto quente que veio da panela de fervura, após esse processo é transferido para o fermentador.

[pic 6]

  1. Fermentador: Após a resfriação é feito a fermentação onde o fermento transforma o açúcar em gás carbônico e álcool. O fermentador é em forma cônica pois após feito a fermentação o fermento vai para o fundo onde pode ser eliminado pela válvula que fica na ponta do cone. Depois de sair do fermentador o liquido passa em mais um filtro antes de ir para o envasador.

[pic 7]

  1. Envasador: Após fermentado e filtrado a bebida é transferida para o envasador que é responsável por passar a bebida para as garrafas ou latas.

[pic 8]

  • Algumas fabricas optam por utilizarem o sistema de pasteurização andar de serem distribuídas para venda, mas não é um processo obrigatório vai de cada tipo de cerveja.

  1. E por último, as garrafas e latas são distribuídas em caixas e vão para os caminhões para seus respectivos destinos.

[pic 9]

Vídeo de apoio utilizado: Capitão Barley – Cerveja Artesanal ( Youtube)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com