TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Cerveja Artesanal

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA-

C MPUS XANXERÊ

Relatório fabricação de Cervejas Artesanais

ALUNAS:

ANA CAROLINA P. ALBANI

ANA CAROLINE CALLEGARI

ANA PAULA DOS SANTOS

BIANCA MONEGO

XANXERÊ, 27 DE MARÇO DE 2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS

3 DESENVOLVIMENTO

4 METODOLOGIA

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 IMAGENS

INTRODUÇÃO

A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.

Segundo o Decreto n° 2.314, de 04 de setembro do ano de 1997, a cerveja é a bebida adquirida da fermentação alcoólica do mosto cervejeiro vindo do malte de cevada e água, por meio da levedura com adição do lúpulo (BRASIL, 1997). Acredita-se que, o homem começou a consumir bebidas fermentadas há 30 mil anos, sendo que a produção de cerveja deve ter iniciado por volta de 8.000 mil anos A.C. Desenvolveu-se paralelo aos processos de fermentação de cereais (milho, centeio, cevada). Esta foi produzida por gregos, romanos, durante apogeu dessas civilizações. Durante o Império Romano os bárbaros, se destacavam na arte de fabricar cervejas artesanais. Por volta do século XIII os germânicos empregaram lúpulo na cerveja, deixando com as características básicas da bebida atual.

Era exercido o processo cervejeiro por padeiros, pois eles já possuíam a matéria-prima, tal como os grãos de cereais e leveduras. A cevada era deixada de molho até germinar, após era moído e adicionado a levedura.

No Brasil o ato de beber cerveja, foi trazido por Dom João VI, durante a permanência da família real no Brasil, onde essa era importada de países europeus. Em 1888 foi fundada no Rio de Janeiro a manufatura de cerveja Brahma, VilligierCia. Em 1991 surgiu a Companhia Antártica em São Paulo. Essas duas empresas mantém sua marca até os dias atuais.

A cerveja é classificada pela legislação brasileira, sob diferentes formas. Em função das características da fermentação e do produto acabado tais como: Quanto ao extrato primitivo, a cor, o teor alcoólico, a proporção de malte de cevada, fermentação.

Com a posterior invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que é produzido hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido. Comparada a outras bebidas alcoólicas, a cerveja possui um baixo teor de álcool, isso ocorre devido a grande quantidade de água, que possui. Porém contém uma grande riqueza aromática, devido às características das matérias-primas, utilizada na sua preparação.

2. OBJETIVOS

Tendo por finalidade compreender a teoria aplicada em sala de aula, realizou-se duas aulas práticas durante as manhãs dos dias 20/03/2018 e 27/03/2018, com o objetivo de conhecer o processo de fabricação das cervejas produzidas nas grandes indústrias e das famosas cervejas artesanais, seus componentes básicos e os meios utilizados para obter um produto final de qualidade, além da importância de manter o processo de fermentação controladamente adequado para evitar a modificação inadequada das características sensoriais do produto final.

3. DESENVOLVIMENTO

Segundo o Decreto nº 6.871 de 04 de junho de 2009 define-se cerveja por uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo. A partir desse conceito desenvolveu-se em aula prática uma cerveja artesanal do tipo pilsen de baixa fermentação, durante duas manhãs do mês de março, onde dividiu-se a turma em grupos, os quais ficaram responsáveis pelas primeiras etapas necessárias para a produção da bebida. Primeiramente, no dia 20/03/2018 realizou-se as etapas de mosturação, filtração, fervura do mosto e resfriamento e no dia 27/03/2018 fez-se então, a refermentação, a maturação, o envase e o fechamento das garrafas, finalizando o processo.

Inicialmente leu-se o roteiro a ser seguido em conjunto, para que o mesmo ficasse mais esclarecido e, após a leitura separou-se os materiais necessários, descritos na metodologia deste referido trabalho.

Para a produção da cerveja foi seguida a formulação passada pela Professora Luciana Senter, que indicava que para 5 (cinco) litros de cerveja faz-se necessário 1 Kg de malte pilsen do tipo suave de baixa fermentação, o qual já estava moído, 1 g de lúpulo amargor do tipo americano que dá a característica amarga na cerveja, 1 g de lúpulo aromático, 8 litros de água fervida para adicionar ao malte, 10 litros de água fervida para retirada do extrato residual e 2,5 g de fermento.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com