TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Cerveja Artesanal

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Caldeira

Segundo a NR-13, As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos considerados máquinas térmicas, cujo objetivo é produzir e acumular vapor sob uma pressão superior à atmosférica,utilizando qualquer fonte de energia, executando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo. São essenciais na indústria cervejeira, uma vez que o processo é totalmente dependente da temperatura (ABNT,2014)

         O vapor de aquecimento em cervejarias, é comumente obtido através da queima de combustíveis e energia elétrica(YOLONG,2020)

Em cervejarias de médio e grande porte, a demanda de vapor para o processo é grande, então relacionando o custo benefício, é comumente utilizado caldeiras a combustão a gás e óleo combustível leve. Apresenta como desvantagem o consumo de 15% a mais de energia quando comparado ao aquecimento elétrico (YOLONG,2020).

Na figura 1 abaixo é possível observar uma caldeira de vapor horizontal pressurizada, utiliza gases ou óleos como combustível.

Figure 1: Caldeira de vapor a gás/óleo

[pic 1]

Fonte: (ICATERM, 2020)

No caso de microcervejarias, a caldeira elétrica é a mais adequada por apresentar concepção compacta, ou seja, ocupa menos espaço na instalação e por ter uma capacidade de produção que supri a necessidade. Além disto pode gerar vapor suficiente para vasos e outros equipamentos, como também na lavagem e esterilização dos barris(ECAL,2020).

O aquecimento ocorre através de resistências elétricas em cobre ou aço inoxidável, que liberam calor para a água, assim o vapor é gerado e transportado para a cozinha cervejeira responsável pelas etapas de brassagem, recirculação e fervura(ECAL, 2020)

Na figura  abaixo é possível observar uma caldeira a vapor elétrica, sua estrutura vertical compacta é ideal para microcervejarias.

Figure 2: Caldeira de vapor elétrica

[pic 2]

Fonte : (Ecal, 2020)

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. Portaria MTE nº 594, de 28 de abril de 2014 – NR 13 (publicada no DOU dia 02 mai. 2014).

Disponível em : Acesso em 17 de Set de 2020

Disponível em : Acesso em 17 de Set de 2020

Disponível em : Acesso em 17 de Set 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com