TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCED SCORECARD: BSC - COMPANHIA TITANIC

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

MODELO DE TRABALHO

(compreende um modelo e os conceitos teóricos que justificam o próprio modelo)

BALANCED SCORECARD: BSC - COMPANHIA TITANIC

Trabalho feito por:

  1. Finanças:
  2.  Negócios:
  3.  Pessoas:
  4.  Processos:

Local:

Turma:

Data:

 “Nossa maior fraqueza está em desistir.

O caminho mais certo de vencer é

tentar mais uma vez”.

Thomas Edson

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO**...................................................................................

0

1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.......................................................

0

1.1

Missão....................................................................................................

0

1.2

Visão......................................................................................................

0

1.3

Valores...................................................................................................

0

1.4

Análise de Cenários (Ambiente Interno e Externo)...............................

0

1.5

Estratégia, Objetivos e Metas.................................................................

0

2

BALANCED SCORECARD....................................................................

0

CONCLUSÂO........................................................................................

0

ANEXOS................................................................................................

0

**

(Objetivo do trabalho, contextualização, vivencia adquirida, etc)

INTRODUÇÃO (modelo para inspirar...)

O seguinte trabalho visa trazer a tona, discussão sobre a controladoria e o desenvolvimento do “Balanced Scorecard”, tais assuntos são pertinentes serem tratados, pois, entende-se que o papel do controller é identificar componentes que impactam o resultado do negócio e trabalhar no intuito de otimizá-los, buscando a melhoria destes resultados, com objetivo de se obter maior competitividade do negócio e a otimização no atendimento aos clientes que são cada vez mais exigentes. Para auxiliá-lo (controller) foi desenvolvida uma eficiente ferramenta, o BSC, que também será discutido adiante.

O trabalho será dividido em 3 partes, no capítulo 1 será feita abordagem sobre o planejamento estratégico e seus componentes, no capítulo 2 será discutido o “Balanced Scorecard” e por fim a conclusão do trabalho.

A companhia que será estudada chama-se Titanic, seus principais resultados foram cedidos em aula e nosso objetivo será montar seu BSC.

(ESSA É UMA INTRODUÇÃO PROPOSTA – PODE SER APROVEITADA EM PARTE SE O AUTOR DO TRABALHO ASSIM JULGAR CONVENIENTE)

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

(ESSA É UMA ABORDAGEM PROPOSTA – PODE SER APROVEITADA EM PARTE SE O AUTOR DO TRABALHO ASSIM JULGAR CONVENIENTE)

Comentários do Professor: “É no planejamento onde são definidos os rumos do negócio em longo prazo, logicamente, são desenvolvidos também em curto prazo pequenos planos de ação que ao serem implementados farão com que a empresa alcance seu objetivo definido estrategicamente. Tais planos de curto prazo somente serão eficazes se estiverem correlacionados com o rumo definido no planejamento, por exemplo, se uma organização deseja ser líder em determinado segmento, esta deve ampliar seu “market-share”, logo, serão implementados planos de ação diferentes para cada região do país, se a mesma atuar nacionalmente.  Seus objetivos e metas também devem ser definidos de forma clara e possíveis de serem alcançados no prazo definido, sua divulgação deve ter amplo alcance, ou seja, todos que participam do negócio, gerando seus resultados, seja no nível estratégico, tático ou operacional devem ter ciência de onde devem chegar, em que prazo e que resultados perseguir, para evitar que hajam pessoas ou departamentos seguindo em sentido oposto ao que foi planejado.”

Em seguida discutiremos alguns componentes do planejamento estratégico, missão, visão, valores, análise de cenários, estratégia, objetivo e metas.

  1. Missão

“Para a definição de missão do negócio, deve-se atentar a aspectos importantes como o conhecimento do próprio negócio, o mercado onde a empresa está inserida, as mudanças que ocorrem e quais devem ser acompanhadas, a possível ampliação de mercado, saber identificar quem são seus clientes e concorrentes hoje bem como o valor percebido pelos clientes e a potencialidade em aumentar seu número no futuro, após esta análise pode-se definir a missão do negócio que poderá ser revista no futuro. A missão tem o papel de definir a empresa hoje, visando o futuro, de acordo com o planejamento estratégico definido. Segue a missão da Titanic:

MISSÃO: Oferecer soluções em...

  1. Visão

A visão do negócio refere-se à “onde queremos chegar” e como desejamos ser percebidos pelo mercado, ou seja, que tipo de empresa desejamos construir a longo prazo? Refere-se à forma com que o negócio é hoje e será visto no futuro pelos clientes, projeta o que desejamos ser futuramente e como nosso negócio será observado pelos clientes após a companhia atingir seu objetivo estratégico. Segue a visão da Titanic:  

VISÃO: Ser reconhecida como....

  1. Valores

Os valores referem-se à alma do negócio, ou seja, com que tipo de caráter será gerido o negócio e como será o comportamento da organização diante dos componentes que a cercam como seus concorrentes, governo, fornecedores, clientes, meio ambiente, a sociedade como um todo, etc. Seguem os valores da Titanic:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com