TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Seminário: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

Administração 3º serie

Tecnologia e ferramentas De Gestão

Prof: Kenji Taniguchi

Aluna: Priscyla Santana dos Santos

Ra: 3200494539

Santo André

08 de Dezembro de 2012

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhãoQualidade e estratégia são dois assuntos que despertam o interesse dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividade em mercados tão competitivos. Esses dois temas são amplamente discutidos nas empresas há pelo menos duas décadas. Com a globalização, as fronteiras no mundo dos negócios não existem mais; então, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Assim, os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforços para manter a melhoria contínua.

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

A outra ferramenta de gestão: Seis Sigma.

Ela também é uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.

O propósito maior é chegar a 3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades, que é representado pelo 6σ. Numa escala de 1 a 6, quanto mais próximo de 6, melhor é o desempenho do processo.

São dois os métodos utilizados pelo Seis Sigma. O DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), também conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo já existente, e o DMEDI (Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar), para criação de um novo processo.

A estatística é um instrumento básico para a ferramenta Seis Sigma. Os métodos estatísticos são os mesmos utilizados por programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com