TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BI Inteligência de Mercado Caso Harvard

Por:   •  9/3/2021  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM NOVOS NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Paloma Tavares Rainho Azevedo

Trabalho da disciplina: Ferramentas de Inteligência de Negócios  

Tutor: Prof. Mauro Cesar Cantarino Gil

Florianópolis

2020

UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO BUSINESS INTELLIGENCE

COMO INSTRUMENTO DE APOIO À CONTROLADORIA

Referência:

REGINATO, Luciane; NASCIMENTO, Auster.  Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à Controladoria. Revista Contabilidade & Finanças - USP, vol. 18, junho, 2007, pp. 69 -83. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/pg0873/Biblioteca_64155/Biblioteca_64155.pdf. Acesso em 02/03/2021

O caso aborda a importância das ferramentas de Business Intelligence na área de controladoria e como elas podem auxiliar no processo decisório através da promoção de informações fidedignas, confiáveis e analisáveis.

O trabalho do autor propõe investigar a contribuição das ferramentas de Tecnologia da Informação, especificamente as de Business Intelligence (BI), tornando evidente a situação precedente e posterior à implantação e uso das referidas ferramentas na empresa estudada.

As ferramentas de BI servem de apoio ao sistema existente na empresa, tendo como objetivo transformar grandes quantidade de dados em informações para a tomada de decisões, o que contribui diretamente para as funções da área de controladoria na obtenção, análise e comunicação de informações para os gestores, além de permitir a essa área o estreito monitoramento das atividades da empresa como um todo. Possibilitando a empresa ter flexibilização e dinamicidade em seus processos, podendo inclusive suprir várias de suas deficiências e gerar um clima favorável ao seu desenvolvimento contínuo e ao seu pleno controle organizacional.

O caso estudou uma a empresa fabricante de sistemas de energia durante o período de agosto de 2003 à dezembro de 2005, onde foram realizadas entrevistas com os colaboradores da empresa, pesquisa de documentação, registros em arquivos e observação direta. Durante a pesquisa de campo, foi observado o funcionamento e a rotina das áreas investigadas, sendo a análise dos dados realizada a partir de todas as evidências coletadas e estruturadas de acordo com o propósito e referencial teórico do estudo.

Durante a implementação das ferramentas de Business Intelligence, foi observado que não existiam informações que sustentassem tecnicamente as decisões e consequentemente as ações tomadas pela diretoria. Cada departamento estudado (controladoria, vendas, tecnologia da informação e produção) da empresa se esforçava para ter bons resultados, mas não tinham como medir se estavam executando adequadamente sus tarefas e sem visão de como estavam afetando direta e indiretamente os outros departamentos e o resultado da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (403.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com