TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIG DATA E O IMPACTO NA COMPETITIVIDADE CONCORRENCIAL DAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

BIG DATA e o Impacto na Competitividade Concorrencial das

ORGANIZAÇÕES.

Andressa Delaparte Costa; Ghenifha Souza; Lais Mendes, Tatiane Soares.

  1. Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Brasileira – Multivix.

Resumo

Nos dias atuais, a facilidade de acesso e de armazenamento do grande volume de dados é uma realidade incontestável no mundo tecnológico. A evolução na tecnologia de coleta, organização e armazenamento de informações digital; a descentralização de dados; a rápida troca de informações e dados através de correio eletrônico (e-mail) contribuem para está realidade. Um diferencial dentre as organizações que anseiam uma gestão de qualidade é a prática de obter dados online ou de uma base histórica, por exemplo, no planejamento estratégico e na tomada de decisão. E fazer disso uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Palavras-chave: Big Data. Concorrência Empresarial. Tecnologia.

Abstract

Nowadays, the ease of access and storage of large amounts of data is an undeniable reality in the technological world. Improvements in collection technology , organization and storage of digital information ; decentralization of data; the rapid exchange of information and data via electronic mail ( e- mail) is contributing to reality. A differential among the organizations who crave quality management is the practice of getting online data or a historical basis , for example , strategic planning and decision making. And make it a competitive advantage over their competitors.

Keywords: Big Data . Business competition. Technology.

  1. Introdução

Para uma empresa se manter no mercado onde a competitividade é grande e os clientes são cada vez mais exigentes, é preciso que elas se destaquem das demais, obtenham um diferencial.

Muitas empresas que sobreviveram surpreenderam o mercado com novos produtos e serviços ou reinventaram o seu setor. Para isso é necessário ir além das paredes da empresa e coletar dados e informações sobre tudo - clientes, concorrência, mercado e realizar análises, podendo então, entender as necessidades do cliente e solucioná-las e assim fideliza-lo.

As empresas vêm fazendo cada vez mais uso dos recursos de TI (tecnologia da informação) para se manterem atualizados, podendo melhorar seus processos internos ou criarem novos produtos. Um recurso que tem sido frequentemente utilizado é o BIG DATA.

BIG DATA é um recurso de grande armazenamento de dados com grande velocidade. Ele permite não só o armazenamento e acesso rápidos como também permite correlações e análises dos dados, subsidiando uma tomada de decisão favorável à empresa, desta forma ela pode decidir em apostar num novo equipamento ou aprimorar o produto já existente.

  1. desenvolvimento

Apesar de ter sido discutido há 70 anos, o termo foi criado há 17 anos,  com a preocupação do crescimento das informações e a dificuldade de armazenamento em data warehouses únicos. Em 2001, as grandes empresas já tinham seus primeiros Pentabytes de informação, quando uma empresa de tecnologia, a Gartner, definiu o Big Data nos termos atuais e nos anos seguintes o termo foi se popularizando.

O conceito de Big Data se refere aos grandes volumes de dados e sua rapidez no processamento, porem esse ainda é um conceito novo no mundo tecnológico brasileiro. Contudo cresce a cada dia, conforme a dedicação das organizações perante seus novos recursos de tecnologia para processamento de seus terabytes/pentabytes de dados que são transmitidos diariamente em suas redes, seja por dispositivos ou sistemas conectados a internet. Resumindo, Big Data é assim chamado pela imensa capacidade de armazenamento de informações produzidas a todo instante por nós em todo lugar.

Dizem que se baseia em 3 "V": velocidade, volume, variedade.

Volume: grande quantidade de informações geradas por clientes, fornecedores,funcionários, o desafio é armazenar e processar esses dados;

Velocidade: devido a grande variedade de informações, o desafio é atender a demanda no tempo ideal;

Variedade: os tipos de informação são mais complexos e diversos a cada dia: emails, posts, sons, vídeos, imagens, dados de GPS, páginas web, etc. O desafio é grande para armazená-los e muito maior para interpretá-los e analisá-los;

Empresas do comércio de varejo tem utilizado o Big Data para fidelizar e recuperar clientes. Através do sistema é permitido correlacionar os produtos mais comprados por um determinado cliente e assim promover campanhas e bonificação, trazendo assim o cliente mais vezes a loja.

Devido a rapidez com que se correlaciona dados e possibilidade de utilizar quantidade de dados muito grande, as empresas que utilizam esta ferramenta podem tomar decisões mais próxima da realidade da empresa, assim definir ações e estratégias para alavancar as vendas, tornando-a competitiva no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com