TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de Big Data como recurso para aumento da competitividade das empresas

Por:   •  3/5/2017  •  Artigo  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

 O uso de Big Data como recurso para aumento da competividade das empresas

Pérola Núbia de Souza Borges

Curso de Bacharelado em Administração – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus I 41200-470 – Salvador – BA– Brasil

borgesperola@yahoo.com.br

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar o uso do Big Data como ferramenta que possibilita a disponibilização das informações para as empresas com qualidade, rapidez e segurança de forma estratégica. Com a tecnologia moderna, é possível analisar seus dados e obter informações relevantes e de forma imediata. Com isso, o Big Data contribui, e muito, para a competitividade no mercado, trazendo diferenciais importantes frente à concorrência.

1. Introdução

Big Data é um termo utilizado para descrever grandes volumes de dados e que ganha cada vez mais relevância, à medida que a sociedade se depara com um aumento sem precedentes no número de informações geradas a cada dia. As dificuldades em armazenar, analisar e utilizar grandes conjuntos de dados tem sido um considerável gargalo para as companhias. [IBM 2014]

Mas o termo é abrangente levando como base os 3 Vs do Big Data definidos pela [INTEL 2012]: Volume, que está relacionado à grande quantidade que possuídos dentro e for a da empresa; Velocidade, pois a cada segundo muitos dados novos são criados na internet, e alguns destes dados podem ser interessante para a empresa; Variedade, sendo que o dado pode ser um compartilhamento de um texto de uma rede social ou um post em um blog.

Vinculando esses três pilares, é possível avaliar a maioria dos dados estruturados públicos, quando se conhece a estrutura de armazenamento do contexto e também dos dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos.

No presente panorama de negócios, a distinção e a busca por um desempenho de destaque, seja a empresa de que ramo for, será realizada por meio da utilização de recursos que visam à execução ótima das atividades, em paralelo à redução de seus custos.

2. O Big Data no ambiente corporativo

Perante um cenário globalizado, o meio organizacional deve estar disposto para as alterações sociais, econômicas e tecnológicas que acontecem de modo rápido e imprevisível, exigindo planejamento, antecipação e respostas imediatas. Nesse contexto, a Tecnologia de Informação surge como forte aliada por dispor de recursos capazes de


oferecer suporte às resoluções de negócios. O principal objetivo do Big Data é contribuir para que as empresas tomem as melhores decisões de negócio.

2.1 Benefícios

As adições do Big Data são diversas e possibilitam melhorias em diversas áreas no funcionamento das corporações, tais como:

 Rapidez na tomada de decisão: As organizações são capazes de avaliar a informação imediatamente, o que atribui agilidade às disposições, tomadas de forma mais célere frente às situações que assim o exigem;

 Novos produtos e serviços: Pela capacidade de avaliar as necessidades do cliente através da análise, vem o poder para dar aos clientes exatamente o que esperam. Por meio da ampla análise dos dados, as empresas estão criando novos produtos formatados de maneira a atender às necessidades específicas de seus clientes.

Presentemente, o diferencial competitivo está em prevenir cenários futuros de negócios a partir da apreciação de grandes volumes de dados, principalmente, das redes sociais. A figura abaixo mostra algumas aplicações e vantagens do Big Data e ferramentas analíticas.

Figura 1. Aplicações e vantagens do Big Data.

Fonte: IBM, 2013

Essas análises só são possíveis através de ferramentas e uso intensivo de recursos computacionais. As pessoas tendem a sofrer de várias falhas cognitivas e vieses que distorcem a capacidade de fazer previsões precisas. Quando montam uma crença ao redor de algo, tendem a se embaraçar com elas, deixando de lado provas que se contradizem e focando apenas em fatos que apoiam as crenças preexistentes.

Com técnicas analíticas e contribuições de especialistas de vários setores é possível criar cenários futuros e, a partir desses cenários, estudar a participação em novos mercados, criação de novos produtos e mudanças de abordagens com os atuais consumidores.

Felizmente, os recursos tecnológicos de Big Data e de sofisticados softwares analíticos estão disponíveis com preços acessíveis para empresas de qualquer porte. Os desafios são a formação de uma equipe talentosa e acesso a diferentes bases de dados para


executar as análises. Isso pode ser contornado criatividade, colaboração e recompensa por resultados.

2.2 Impactos do Big Data

Em estudo feito com centenas de pesquisadores e especialistas, [Anderson e Raine 2012], mostram os impactos positivos e ou negativos que Big data poderá ocasionar as empresas, pessoas e sociedade nos próximos anos. O mesmo constata que 53% das pessoas entrevistadas tem um posicionamento positivo ao Big data enquanto 39% tem um posicionamento negativo ao Big data. Com este cenário promissor, surgem novas oportunidades de empregos e até mesmo um novo cargo chamado de “Data Scientist” ou cientista de dados, um profissional formado em Ciências da Computação e Matemática, com capacidade analítica necessária para encontrar e analisar dados coletados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com