TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS TESTES PSICOMÉTRICOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.389 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA - UNIPAC

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

BREVE AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS TESTES PSICOMÉTRICOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO ORGANIZACIONAL

Uberlândia, dezembro de 2018

BREVE AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS TESTES PSICOMÉTRICOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO ORGANIZACIONAL

Trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em MBA em Gestão de Pessoas orientado ela Profa.

Uberlândia, dezembro de 2018


PROFESSORA ORIENTADORA:

Daniella Pirete Agaito.

ALUNAS ORIENTANDAS

Jessica Aparecida Ciriaco

Lays Morais Rezende

DATA: 24/ 11 / 2018


RESUMO

Com a existência da competitividade no mercado de trabalho e com a necessidade da otimização dos processos, na busca incessante de sustentabilidade, economia e geração de valor; as empresas visam cada vez mais indivíduos que agreguem algo positivo aos negócios. Para isso, é necessário processos de recrutamento e seleção mais aprimorados e que sejam eficientes. Umas das ferramentas importantes e pertinentes neste contexto são os Testes Psicométricos, ou psicológicos, que podem contribuir para o levantamento mais preciso do perfil dos candidatos. Para melhor abordar o assunto, foi feito um levantamento a partir de publicações existentes, com o objetivo de entender a importância dessa ferramenta como diferencial organizacional. Chegou-se a conclusão, que as ferramentas da Psicologia Organizacional são cada vez mais utilizadas no contexto dos Recursos Humanos, mas carece ainda de maior validação dos instrumentos utilizados e uma discussão mais apropriada sobre o real benefício deste mecanismo de análise. Sugere-se então, novos estudos mais abrangentes a fim de se desenvolver a psicometria brasileira e favorecer sua aplicação legítima nas organizações do país.

Palavras-chave: Testes Psicológicos; Psicometria; Gestão de Recursos Humanos.

ABSTRACT

With the existence of competitiveness in the labor market and with the adaptation of processes, the ceaseless pursuit of sustainability, the economy and the generation of value; companies are increasingly targeting individuals who act as something positive to business. For this, more improved and efficient recruitment and selection processes are needed. One of the important and appropriate tools for this purpose is the Psychometric Tests, or psychological tests, which can contribute to the survey of the candidates' results. For more information on the subject, a survey of their existing publications was made, with the objective of understanding the existence of this tool as the organizational difference. It was concluded that the tools of Organizational Psychology are increasingly used in the context of Human Resources, but are still more valuable instruments and a more adequate discussion about the real benefit of this mechanism of analysis. Further, more complete studies are suggested to develop a Brazilian psychology and favor its affirmation in the organizations of the country.

Keywords: Psychological tests; Psychometry; Human resource Management.


INTRODUÇÃO

A mundialização e a informação gera uma série de mudanças e transformações expressivas na sociedade. De acordo com Leme (2012), esse processo exige que as empresas se aprimorem, sendo necessária a busca pela melhor capacitação dos profissionais de todas as áreas e maior atualização em relação às novas tecnologias.

Logo, o processo de seleção torna-se cada vez mais complexo e competitivo, exigindo um esforço maior do profissional de recrutamento e seleção na busca de um método eficiente, dinâmico e financeiramente viável. Com esse objetivo, os testes psicológicos tornaram-se importantes ferramentas no processo de seleção.

De acordo com Pereira (2009), o uso dos testes psicológicos permite a avaliação das características da personalidade, conhecimentos e competências dos candidatos, prenunciando sua performance nas atividades a qual será alocado. Apesar disso, estes testes têm sido alvo de críticas, as quais questionam sua ampliação para a psicometria brasileira. Tais críticas partem do fato de que as características culturais de cada país exigem uma adaptação desses testes à sua realidade.

A organização então investe na construção de um indivíduo à sua imagem e semelhança, que possa não apenas reproduzi-la e fazê-la bem-sucedida, mas que possa fazê-la ser amada. Logo, busca-se uma homogeneidade comportamental, baseada em competências que são interessantes a empresa, segurando “talentos” que podem ser recompensados ou punidos segundo os mesmos; este é o lado crítico do processo.

Logo, como estão sendo usados os Testes Psicológicos dentro das organizações? E como eles têm contribuído para a melhora do recrutamento e seleção no departamento de Gestão de Pessoas ?

O objetivo deste trabalho é buscar na bibliografia, qual a participação do Testes Psicológicos (psicométricos) e como eles contribuem para uma melhor gerência dos processos de recrutamento e seleção.

Como objetivos específicos, buscou-se levantar os trabalhos existentes sobre o tema; esclarecer a relação dos Testes Psicológicos com a Gestão de Pessoas e abordar o tema de forma abrangente procurando analisar potencialidades e limitações dos testes na prática administrativa.

A partir da pesquisa bibliográfica, principalmente no meio eletrônico, abrangendo publicações mais atuais, buscaram-se trabalhos que contemplassem o escopo da pesquisa. No total, cerca de dez trabalhos publicados foram selecionados, já que abordavam o uso dos testes psicológicos/psicométricos pelas organizações focados no impacto que eles provocam na dinâmica do recrutamento e seleção realizados pela Gestão de Pessoas.

Está pesquisa se justifica pois, percebe-se que o teste psicológico não é apenas uma ferramenta de recrutamento e seleção, mas uma oportunidade de gerar um ambiente organizacional menos conflituoso e mais participativo. O teste psicológico está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, quer diretamente, quer por empresas especializadas nesse tipo de testes. Através deles, o empregador pode conhecer não apenas a capacidade do candidato para o posto do trabalho, mas também características da sua personalidade, atingindo, assim, a esfera da vida privada, extrapolando a satisfação pessoal relacionada ao trabalho. Este é um tema fundamental no ambiente atual de competitividade e economia das organizações, selecionar um funcionário qualificado e que se identifique com a empresa é uma tarefa árdua e estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com