TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Scorecard - BSC

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA II

BALANCE SCORECARD - BSC

PÓLO UNIFRAN – FRANCA

INTRODUÇÃO

        Kaplan, reconhecendo que em 1980 os medidores financeiros eram insuficientes para levar as companhias ao sucesso, usando de indicadores de estratégias e rendimentos passados, não oferecendo indicadores do futuro, onde muitas empresas poderiam progredir muito se melhorassem sua relação com os clientes, entregassem suas mercadorias a tempo, atraíssem e retirassem bons funcionários e os treinassem para atrair mais e melhores clientes. Percebendo que se não houvesse a medição desses pontos, não haveria como saber se estaria conseguindo o sucesso.

        Foi então que, no início da década de 1990, Robert Kaplan e David Norton, criaram indicadores que refletissem o valor total da criação que as empresas teriam em determinado período, não deixando de lado as finanças, porque elas eram fundamentais para medir o sucesso, sendo complementado, usando como modelo as coisas que as melhores empresas faziam à curto prazo para criar um valor futuro.

        Esses níveis de medições se baseavam no relacionamento com os clientes, na melhoria de processos e inovações e na capacidade de emprego e motivação.

        Segundo Kaplan, pode-se imaginar o BSC como uma bolsa mais robusta de medições que vão além das finanças para criar um valor futuro.

        A primeira empresa a utilizar o BSC, foi uma empresa voltada para construção, que queria guiar seus produtos de construção subaquáticas, com clientes como a “Shell” e a “British Petroleum”

O que é e para que serve?

Reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e entre perspectivas interna e externa (KAPLAN e NORTON, 1997: 7), ou seja, é uma ferramenta para a implementação e controle das estratégias adotadas pela organização.

O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia da empresa em quatro áreas prioritárias: financeira, cliente, processo/aprendizado e crescimento. É uma ferramenta gerencial, baseada em um mapa estratégico de informações, onde é possível visualizar e acompanhar as metas e objetivos da empresa.

Como a implementação do BSC ajuda?

        

        Um dos principais fatores do Balanced Scorecard, é que ele obriga a esclarecer, ficando tangível, dando aos executivos uma maneira de comunicar as estratégias de forma mais específicas, para que todos tenham um conhecimento em comum

Se não podemos medir, não podemos administrar?

                

        As medições indicam melhoras nas matrizes, que são os mais importantes da estratégia, ou seja, sem medidas, não há como mensurar valores reais para o futuro.

BSC – BALANCE SCORECARD -  (PAINEL BALANCEADO DE CONTROLE)

        Podemos dizer que o BSC é uma lista de objetivos estratégicos, onde cada um deles é classificado dentro de uma das quatro perspectivas, e cada um desses objetivos é inserido um indicador para informação do sucesso ou não, estabelecendo metas

        Sua base é tentar descobrir outros indicadores, além dos indicadores financeiros para se medir uma empresa.

        Antes do BSC, a maioria das empresas usava exclusivamente indicadores financeiros para saber se a empresa estava desempenhando adequadamente ou não. Em geral, eram medidos as vendas, lucratividade, custos adequados, etc.

        O BSC trouxe a possibilidade de incluir outros tipos de indicadores, em outras perspectivas, além da perspectiva financeira.

        Dentro destas circunstancias, criaram quatro perspectivas: Financeira, clientes, processos internos e crescimento e aprendizado, havendo uma relação de causa-efeito entre elas, ou seja, uma depende da outra.

[pic 2]

Figura 1: Relação de causa e efeito das perspectivas BSC (Arveson, 1999)

O Balanced Scorecard capacita às empresas para os seguintes objetivos:

• Desenvolver um relacionamento com os clientes existentes para mantê-los leais e possibilitar a empresa a buscar clientes em novos segmentos.

• Introduzir produtos e serviços inovadores desejados por segmentos de clientes visados.

• Produzir produtos e serviços, sob encomenda, a baixos custos, alta quantidade e com curtos prazos de atendimento.

• Mobilizar motivação e habilidades dos funcionários para as melhorias contínuas nas capacidades dos processos, na qualidade e nos prazos de atendimento.

• Desenvolver tecnologia de informação, banco de dados e sistema.

[pic 3]

Figura 2: Lobato et al., Estratégia das empresas, 2 ed. rev, Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003

- FINANCEIRA

Demonstram as conseqüências econômicas imediatas de ações consumadas, mostram se a implementação e a execução da estratégia da empresa estão contribuindo para a melhoria dos resultados.

        Ao selecionar indicadores financeiros a serem usados no BSC, deve-se ter em mente dois objetivos: definir o desempenho financeiro esperado da estratégia e servir de meta principal para os objetivos e medidas de todas as outras perspectivas do BSC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com