TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa de valores

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As bolsas de valores são instituições que servem para administrar os mercados. Além disso, é nelas que ocorrem as negociações de valores e ações de empresas de todo o mundo.

Elas têm por objetivo assegurar e proporcionar a liquidez dos títulos, analisar e avaliar os valores mobiliários, canalizar a poupança para o mercado primário além de formar os preços dos valores de mercado. Também pode ser caracterizada como o mercado financeiro que proporciona o encontro entre as empresas de capital aberto, sendo elas públicas ou privadas.

BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK

A bolsa de valores de Nova York - New York Stock Exchange – foi criada em 17 de Maio de 1792 e está localizada no distrito de Manhattan, mais especificamente na Wall Street, que é o distrito financeiro da cidade de Nova Iorque. Na época, as negociações ocorriam no “mercado de ações de rua”, ao ar livre, e receberam o nome de “Bolsa de Valores de Rua de Nova York”, depois passaram a operar em local fechado e, em 1863, o nome mudou para Bolsa de Valores de Nova York.

Em 2006, a NYSE fundiu-se à Archipelago Holdings, Inc., de Chicago. As duas empresas, em Abril de 2007, adquiriram a Euronext, uma bolsa de valores europeia. A união formou a NYSE Euronext, sendo então, o primeiro mercado de capitais pan-atlântico.

O grande marco para o mercado de ações americano, assim como para o mundo, foi a Grande Depressão de 1929, que ocasionou a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Esse fato da história americana causou a queda de preços de muitas ações, tanto que no dia 29 de outubro de 1929, cerca de 16,4 milhões delas foram postas à venda. Esse dia, atualmente, é conhecido como Quinta-feira Negra, pois milhares de pessoas perderam grandes quantidades de suas economias neste dia.

A maior bolsa de valores dos EUA é também a mais famosa instituição financeira do país e juntamente com a NASDAQ e a American Exchange, uma das mais influentes instituições do mundo. Ela também constitui o maior centro financeiro do mundo junto com a bolsa de valores de Londres e de Tóquio, obtendo um total de 25 trilhões de dólares de capitalização de todas as empresas membros.

WALL STREET

Wall Street não é só o nome de uma rua é a personificação de todo o sistema financeiro dos EUA. Wall Street é o lar da Bolsa de Valores de Nova York. O Federal Reserve Bank está localizado ao lado de Wall Street, e as sedes dos maiores bancos do mundo e outras instituições financeiras estão aqui (muitos deles, no entanto, recentemente se mudaram para outras áreas de Manhattan, bem como para a vizinha Nova Jersey).

O comércio de Wall Street começou em meados do século XVII. Já naquela época, as ruas estavam cheias de compradores e vendedores de títulos, e eles trocavam ações e títulos, e essas pessoas se auto-classificaram em duas classes – comerciantes e acionistas. Wall Street se tornou o local da posse do primeiro presidente dos EUA, George Washington, em 1789. A Declaração de Direitos foi também lançada lá.

Wall Street compreende atualmente o mais importante centro comercial e financeiro do mundo. Em suas famosas calçadas circulam diariamente representantes de grandes empresas no mundo inteiro. Até mesmo o comércio local é voltado inteiramente a esses milhares de negociantes e empresários de renome internacional. Wall Street também é vista por muitos como um lugar onde os conceitos tradicionalistas estão enraizados. A crítica mais recente foi centrada nos problemas estruturais e na falta de um desejo de mudar os hábitos afluentes.

NASDAQ

A NASDAQ Stock Market, também conhecida como NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) (Sistema Eletrônico de Cotação da Associação Nacional de Intermediários de Valores) foi fundada em 1971, sendo o primeiro mercado mundial de estoque eletrônico. Ao longo dos anos se tornou mercado de ações, adicionada ao comércio, volume de relatórios e sistemas automatizados de negociação. Em 1992 se juntou com a Bolsa de Valores de Londres para formar o primeiro relacionamento intercontinental de mercados de valores mobiliários.

Seu momento de maior crescimento se deu entre 1997 e 2000 com o bom das empresas ligadas à internet. Neste período, ela impulsionou 1649 empresas e movimentou cerca de 316,5 bilhões de dólares. A bolsa de valores eletrônica NASDAQ é a evolução do mercado de capitais norte-americano, sendo a segunda maior bolsa de valores em valor de mercado do mundo, logo atrás da NYSE.

A NASDAQ pertence ao conglomerado NASDAQ OMX Group, que também controla outras oito bolsas de valores localizadas nos países nórdicos europeus. Milhares de empresas pertencentes à chamada nova economia são listadas no mercado de ações da NASDAQ. São empresas que desenvolvem e fabricam produtos de alta tecnologia - como a própria NASDAQ listada em seu próprio mercado desde 2002.

Conhecida pela imprensa especializada como bolsa eletrônica é diferente da NYSE, ou de qualquer outra bolsa de valores tradicional, por se tratar, desde a sua inauguração, de um sistema de negociações. Sendo puramente eletrônica, nunca utilizou em sua história um salão de negociações físico (pregão viva voz), conduzindo todos os negócios, inicialmente, via telefone e telégrafo e, posteriormente, via computador e sofisticados sistemas de telecomunicação.

O conjunto de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com