TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia Apresentada por Weber

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Explique as 3 formas de autoridade, segundo Weber, como bases do estado moderno.

Segundo Weber existem três formas de autoridade, sendo elas: Autoridade Tradicional, autoridade carismática e autoridade racional-legal. Deste modo podemos citar cada uma como:

  • Autoridade tradicional: se baseia em costumes, vivencias e cultura onde a autoridade é determinada por uma ordem que já foi empregada como por xamãs, lideres de sociedades antigas entre outras cujos mesmo são respeitados ou tem a autoridade por ter mais conhecimento ou outro critério que seja cultural, como exemplo podemos citar a relação entre os indígenas, onde o pajé é o líder da tribo.

  • Autoridade carismática: A pessoa dá a autoridade para seus ídolos, as pessoas que admira, mesmo sem a conhecer a pessoa pode colocar credibilidade e seguir a mesma por achar a pessoa sabia e detentora de conhecimento deste modo dar a mesma autoridade e respeito, podemos citar como exemplo um colega de trabalho que a pessoa sempre vê entregando tudo da melhor maneira e se espelha nele para realizar o seu trabalho e se este pedir ela fará por ter credibilidade.

  • Autoridade racional-legal: Está se baseia através de uma ordem de poder, onde segue padrões legislativos ou regulamentos reconhecidos por todos daquele meio, podemos citar como exemplo uma empresa onde cada funcionário tem uma função e vai desde um atendente a um executivo de contas, a autoridade que o executivo é maior que o atendente possui no entanto ambos são limitados por regras.
  1. Descreva as características da burocracia apresentada por Weber.

A burocracia segundo Weber tem o objetivo de organizar e fazer com que o rendimento do trabalho seja sempre de melhor maneira aproveitado, o indivíduo deve focar diretamente em seu âmbito profissional e deixando de lado influencias externas como família.

A burocracia é regida por diversas leis e normas as quais buscam que os funcionários tenham direitos iguais para contratação visto seu grau de formação, a remuneração proporcional ao seu cargo, todas as funções que devem de forma obrigatória serem feitas pelos mesmos e aspectos familiares e pessoais devem ser deixados de lado e estas devem ser reguladas por normas para que não haja conflito.

  1. Apresente os fatores históricos que contribuíram para a consolidação da burocracia na sociedade industrial.
  1. Explique cada um dos principais fatores que contribuem para a emergência da sociedade industrial e da administração
  • A) Declínio das bases do sistema feudal.

O crescimento do comércio, a introdução de uma economia monetária e o crescimento das cidades a partir do século XIV enfraqueceram a economia feudal, baseada na terra e na baixa mobilidade social. Reforçou-se nessa época a separação entre a cidade e o campo. Os habitantes das cidades medievais passaram a se dedicar mais ao comércio e à indústria manufatureira, enquanto os habitantes do campo se dedicavam à agricultura, visando suprir as cidades com os produtos agrícolas de que necessitam para a subsistência de seus habitantes. Nesse período, os senhores feudais, como exercício da autoridade tradicional de cunho religioso, contavam com o trabalho gratuito dos servos.

No século XIV, porém, ocorreram modificações que abalaram a lógica econômica baseada na servidão humana e no direito dos senhores feudais. Nessa época, a famosa peste negra, doença terrível, matou mais pessoas na Europa do que, posteriormente, a Primeira Guerra Mundial. Com a morte desse enorme contingente humano em razão da peste negra, sobraram menos braços para trabalhar a terra, e a escassez de mão-de-obra aumentou o custo do trabalho humano. Leo Huberman analisa a economia da Idade Média mostrando que, no fim do século XIV, teve início uma nova fonte de poder e mobilidade social para os camponeses: maior valor é atribuído ao trabalho dos que continuavam vivos (dada a escassez de mão-de-obra).

Em meados do século XV, o trabalho servil já havia sido substituído em grande parte pelos arrendamentos da terra pagos em dinheiro, e muitos camponeses tinham se emancipado do domínio dos antigos senhores.

  • B) Produção de manufaturas e as corporações de ofício.

O progresso das cidades, por meio da intensificação do comércio, permitiu aos artesãos especializados em um ofício abandonar a agricultura e viver à custa de sua arte. Dessa forma, mestres-artesãos e profissionais, como padeiros, ourives, carpinteiros, fabricantes de armas, tecelões, artistas, entre outros, puderam abrir pequenos comércios em suas cidades, dedicando-se a abastecer e prestar serviços a um mercado interno pequeno em vias de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com