TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EUGÊNIO

Por:   •  12/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                     GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

[pic 2]      SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

          CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EUGÊNIO

            CARLOS STILER DE TANGARÁ DA SERRA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

ISTEFHANI MEDEIROS

MAURÍCIO ANTÔNIO

NAYARA DOS REIS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO

 NO AMBIENTE DE TRABALHO

Tangará da Serra – MT

2019/2

ISTEFHANI MEDEIROS

MAURÍCIO ANTÔNIO

NAYARA DOS REIS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO

NO AMBIENTE DE TRABALHO

Texto apresentado para cumprir atividade programada da disciplina de Metodologia e Técnica de Pesquisa e curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra.

                                

 Professora: Me. Matildes Trettel

RESUMO

O presente trabalho pretende demonstrar a importância da motivação, e os grandes desafios enfrentados, nas organizações em manter seus funcionários motivados, fatores que os influenciam diretamente no ambiente de trabalho e a permanência na empresa. Tendo em vista que esse assunto vem sendo estudado a muitos anos atrás. Foi onde houve a percepção que a motivação é importante dentro de um ambiente organizacional, para manter em harmonia o ambiente, um lugar agradável e de boa convivência, assim gerando mais resultados, desempenho e qualidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Motivação. Fatores Motivacionais.

  1. INTRODUÇÃO

A motivação nas organizações é um poderoso instrumento de direção. O motivo é qualquer coisa que leva uma pessoa a participar de uma ação, é a causa, a razão de algum comportamento. Portanto motivação tende-se proporcionar um motivo a uma pessoa para que ela se comporte de uma determinada forma. Motivar é despertar o interesse e entusiasmo por alguma coisa. É a junção de comportamentos e razões que impulsionam as atitudes de um colaborador, ela influência diretamente à disposição, a vontade e o comprometimento. A motivação faz com que o indivíduo dê o melhor de si e faça o possível para conquistar o que almeja. Ela envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos (Chiavenato 2001).

Segundo Maximiano (2004 p. 267), “a palavra motivação deriva do latim (motivus, movere) que significa mover, indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano”.

Segundo (Maximiano 2004), a motivação poder ser uma grande aliada das organizações, basta saber como fazer seus colaboradores se sentirem motivados. Mas não destacar apenas motivação como forma de remuneração, mas fazer com que ele se sinta parte da organização, tomadores de decisões. Assim verificar o nível de satisfação que seus colaboradores estão desempenhando suas funções, com isso as empresas possam buscar formas de melhorar o desempenho de seus funcionários e incentiva-los por meio de reconhecimento.

As práticas motivacionais abrangem desde os elogios e desafios propostos pelos gerentes até a participação dos funcionários no processo decisório, nos lucros ou na propriedade da empresa, passando por benefícios, prêmios, programas de enriquecimento do trabalho e planos de carreira. (MAXIMIANO, 2004 p.281)

Portanto teorias realizadas por muitos autores no surgimento das grandes organizações, contribuíram para a percepção das necessidades dos funcionários, se adequarem ao ambiente de trabalho e a realização das tarefas,  já que nessa época não havia especialização entes de se começar a carreira profissional, o indivíduo se especializava ao desenvolver as suas atividades todos os dias repetindo-as inúmeras vezes. Com isso notaram que os funcionários estavam desmotivados e que a produtividade cai conforme havia descontentamento dos mesmos (Maximiano 2004).

Desde então tem sido usado a motivação como ferramenta de incentivo para que cada funcionário realiza sua função e se sinta bem no ambiente de trabalho e no âmbito pessoal. Porém esta percepção de que seu colaborador precisa de motivação para a realização das suas atividades cotidianas dentro da empresa ainda não é vista por muitos dentro de uma organização (Maximiano 2004).

Segundo Chiavenato (2001 p. 150) “o ser humano é motivado, não por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais, simbólicas e não-materiais”.

   

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORÍCA

Para (Maximiano 2004) motivar os colaboradores para obter alto nível de satisfação, desempenho e produtividade tem sido um método abordado desde muitos anos atrás, já se via a necessidade de estudador o comportamento humano e o que o motiva. Muitos autores vêm contribuindo nesse sentido, formulando teorias, definindo conceitos e situações motivadoras, os mais conhecidos deles que teve suma importância no estudo desse conceito foi Abraham Maslow com sua Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele identificou as principais necessidades do ser humano e as classificou em uma escala de hierarquização. De início era uma escala de sete níveis, porém depois sofreu modificações quanto ao número de categorias e por fim passou a conter os cincos seguintes (Maximiano, 2004, p. 270):

Necessidades Fisiológicas: relaciona o ser humano como ser biológico; necessidade de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, de dormir, de beber, etc. No ambiente de trabalho; necessidade de horário flexível, conforto físico, intervalos, etc.

Necessidades de Segurança: necessidade de sentir-se seguro; sem perigo, em ordem, com segurança, de manter o emprego, etc. No trabalho; necessidade de estabilidade, boa remuneração, etc.

Necessidades Sociais: necessidades de manter relações humanas, sentir-se parte de um grupo, ser membro de um grupo, receber carinho e afeto. No trabalho; necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (94.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com