TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1        AULA DOIS        

2        AULA TRÊS        

3        AULA QUATRO        

4        AULA CINCO        

5        AULA SEIS        

  1. AULA DOIS

Inicialmente foi aplicado os conceitos iniciais da engenharia de métodos baseados em estudos de tempos e movimentos e surgiu basicamente no trabalho de 3 pessoas:

- Frederick H. Taylor – Estudo de tempos

- Frank e Lilian Gilbreth – Estudos de movimentos

Os estudos obtinham como base 2 seguimentos e conceitos diferentes. Taylor começou a medir o trabalho, com objetivo de elevancar a produtividade, redução de custos e conseqüentemente aumento da margem de lucro, seu instrumento de trabalho era a forma de como organizar e distribuir processos e seu cronometro para mensurar tempos. Como trazia ganhos positivos para os empresários, Taylor se tornou peça importante no cenário industrial e visto com bons olhos perante aos patrões, porem em vista dos operários era o símbolo do desemprego e do sobre carregamento de trabalho, causando impactos negativos, porem o lucro sobre saia sobre qualquer idéia negativa dos operários.

Logo na sequencia nasceu um novo conceito, o conceito casal Gilbreth,  Lilian Gilbreth era psicóloga e Frank Gilbreth era engenheiro, os 2 alinharam seus conhecimentos para focar no fator humano, onde aplicaram seus  conceitos nos estudos em movimento, micro movimentos, ciclografico, conociclografico e gráfico de fluxo de processo.

Porem com a evolução das indústrias e busca por melhorias continuas, em 1930 foi constatado que o método ideal seria unir as duas ideologias, essa que passou a se chamar engenharia de métodos, que é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho, que visa as seguintes etapas:  desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo, padronizar esse sistema e método, determinar o tempo gasto pro uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação especifica e orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.

Os principais setores que utilizam a engenharia de métodos são: automobilísticos, calçadista, têxtil, aeronáutica, informática, manutenção, alimentos e construção civil.

 

  1. AULA TRÊS  

A grande importância das indústrias desenvolverem métodos de trabalhos organizados, eficientes e customizados para cada funcionário, visando reduzir os níveis elevados de erros operacionais, mais o principal objetivo é padronizar o método correto de realização, porem precisou facilitar o máximo para os operadores, para evitar erros e conseguir entendimento com clareza para atingir os objetivos e metas. Com todos os conceitos alinhados evita-se desperdício de tempo, operações e de matérias primas, com esses aproveitamentos somados traz diversos benefícios para a organização, pois a mesma precisa se tornar cada vez mais competitiva perante a concorrência.

  1. AULA QUATRO

Estudo dos métodos de trabalho analise dos tempos de operações e fixação dos padrões para pagamentos de salários, considerando os procedimentos necessários, analise dos tempos gastos e na fixação de padrões se transformam em regras, onde pode ser mensurado e determinar o custo unitário ou geral de cada operação ou processo.

A evolução da engenharia de métodos foi definida por quatro princípios fundamentais: O desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, a seleção cientifica dos trabalhadores, a educação e o desenvolvimento cientificam dos trabalhadores, a cooperação interna e amigável entre administração e os trabalhadores.

Esses elementos devem ser avaliados de forma integrada para que se obtenha sinergia no processo produtivo, assim aumentando a produtividade, os conceitos trouxeram os seguintes elementos de analise: Tecnologia, materiais, equipamentos e força de trabalho.

Com a união dos elementos de analise é possível atribuir valores a cada etapa, processo, produto, equipamento, tempos e salário de mão de obra.

  1. AULA CINCO

Para se iniciar a tratar a capacidade de produção, devemos obter conhecimento dos recursos disponíveis da organização, como financeiro, pessoal, materiais e tecnológicos. Capacidade de demanda é definida como o maximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que o processo pode realizar sob operações normais. Já a medida de capacidade se refere ao tempo em que uma organização é capaz de produzir ao longo desse tempo, assim tendo a quantidade produzida, devemos produzir dentro de um determinado período de tempo, seja em relação ao composto de bens  ou a composto de serviços. Exemplos:

Composto de bens: Produção de dois mil sanduiches em uma rede de lanchonete por semana.

Composto de serviços: Numero de locação de DVD’s por dia em uma locadora de filmes.

Muitos dos conceitos utilizados na produção de bens podem ser usados para produção de serviços, por exemplo: “restrição de capacidade” é traduzida pelo termo gargalo, que geralmente é onde se acumula a produção, exemplo: Uma empresa possui um gargalo de produção quando a maioria das suas etapas possui certa velocidade de produção, mas uma única etapa possui uma velocidade muito menor do que as outras, e acaba atrasando todas as etapas seguintes. Conseqüentemente, a velocidade final de produção da empresa também é prejudicada, pois consiste em uma soma dos processos interdependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com