TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS COMPARATIVAS DE MODELOS DE GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO UTILIZADOS POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERÍSTICAS COMPARATIVAS DE MODELOS DE GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO UTILIZADOS POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

1 INTRODUÇÃO

Para o efetivo desenvolvimento dos empreendimentos presentes em determinado mercado nacional são necessárias políticas de incremento a atividade produtiva que irão subsidiar a produção de pequenas, médias e grandes empresas.

Dentre as diferentes políticas de incremento a atividade produtiva, a concessão de crédito por instituições financeiras a agentes deficitários pode ser considera uma das maiores impulsionadoras das ações em um mercado.

Cabe ressaltar, que a experiência vivenciada pelo Brasil nos últimos anos, de expressivo incremento da oferta de crédito descrita por Mileu et al. (2014) ocasionou também uma maior exposição das instituições financeiras ao risco de não pagamento.

Frente a este senário, Assaf-Neto (2014) descreve que são necessários o uso de mecanismos que possam minimizar a incerteza presente na tomada de decisão do agente financeiro.

Nesta linha, cabe ressaltar que Caouette et al. (1998) afirmam que dentre outras ações que influenciam a alta inadimplência de mutuários de instituições financeiras no período de sua pesquisa, está a incipiente regulação do próprio setor bancário.

Ferreira et al. (2012) afirma que a oferta de crédito pode ser considerada a atividade principal de uma instituição financeira. Para os autores no processo de oferta de crédito, em consonância com as constatações de Caouette et al. (1998), a instituição financeira está exposta a riscos, os quais devem ser mensurados com o intuito de minimizar a possibilidade de não pagamento.    

O risco de não pagamento do crédito emprestado pode ser minimizado segundo por Soares et al. (2013) por meio da avaliação de risco de crédito. Os autores afirmam que este processo quantifica as possibilidades de fluxos de pagamentos não serem concretizados.

Gouveia et al. (2015, p. 99) descreve que o processo de avaliação do risco do crédito pode ser realizado por meio de duas formas: “pelo julgamento, uma forma mais subjetiva que envolve uma análise mais qualitativa; ou por meio da classificação do tomador via modelos de avaliação, com uma análise quantitativa”.

Para tal, frente a busca por mecanismos de avaliação de risco de crédito por instituições financeiras incentivou o desenvolvimento de modelos quantitativos que possam mensurar o risco da atividade.

As mudanças no ambiente externo as organizações influenciaram a demanda por mecanismos mais eficientes de controle dos processos organizacionais. Neste sentido, no setor financeiro no qual as instituições atuam na intermediação financeira de crédito para agentes que podem oferecer risco de pagamento, estes mecanismos são cada vez mais estratégicos.

A partir deste cenário evidencia-se a necessidade de discussões sobre os modelos de análise de risco utilizados por instituições financeiras brasileiras. Deste modo, esta pesquisa tem por problema central evidenciar as características de modelos de gestão de risco de crédito utilizados por instituições financeiras no Brasil?

 A pesquisa possui como objetivos geral, identificar os modelos de gestão de risco de crédito utilizados por instituições financeiras no Brasil. E respectivamente os objetivos específicos de identificar na literatura acadêmica modelos de gestão de risco de crédito utilizados por instituições financeiras no Brasil; descrever os modelos de gestão de risco de crédito utilizados por instituições financeiras no Brasil, com base nos casos identificados; e comprar por meio dos casos identificados, os modelos de gestão de risco de crédito utilizados por instituições financeiras no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (92.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com