TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA CIDADE E REGIÃO

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.480 Palavras (18 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 5

2.1 CARACTERÍSTICAS DA CIDADE E REGIÃO .Erro! Indicador não definido.

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 5

2.3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................ 6

2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE .....................................................................7

2.5 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ........................................................................ 7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de uma produção textual em grupo que tem como intuito oportunizar aos graduandos do curso de Bacharelado em Administração um maior aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através de uma ampla pesquisa bibliográfica, enfatizando os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Negócios Internacionais e Seminário VII – Tópicos Especiais.

Lembrando que todo este conteúdo trabalhado nas disciplinas deste eixo integrador é enfatizado através de uma ampla e rica pesquisa bibliográfica. E para Severino (2007, p. 122) “a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza do registro disponível, decorrentes de pesquisa anterior e documentos impressos anteriores”. E esta pesquisa acaba englobando os conceitos que serão aliados a um estudo de caso prático que considere nos desdobramentos também apresentados nas atividades de portfólio individual, onde será abordada a regionalidade em que os alunos deste grupo estão inseridos.

Ressalta-se que o trabalho foi baseado num estudo de caso, com o intuito de que a equipe seja capaz de simular decisões, assim como proceder à análise de casos específicos, desenvolvendo assim a solução de desafios propostos pelos professores de cada disciplina do semestre, dentro da sua área temática. Lembrando que todo trabalho fundamentado está teoricamente de acordo com os livros indicados, o que tende a contribuir de maneira positiva para o sucesso do futuro Administrador dentro das empresas.

Pois, observa-se que quando o aluno tem um maior contato com a realidade, colocando a teoria em prática, ele pode se tornar um profissional capaz de trazer os aspectos teóricos para o seu cotidiano, se tornando um profissional de sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERÍSTICAS DA CIDADE E ABERTURA DE NEGÓCIO.

A partir da análise da cidade de Maracás e de sua região, é importante destacar que este município conta com uma população de aproximadamente 24.615 habitantes como já foi mencionado na introdução deste trabalho. E destaca-se ainda que a cidade possui atualmente uma economia que gira em torno do comércio, de aposentadorias, de programas federais e estaduais e do funcionalismo público, o que complementa a renda do município.

Vale ressaltar também que a cidade possui um tradicional cultivo de flores para exportação, o que é facilitado principalmente pelo clima da região, que é muito frio em relação ao clima das cidades da região do entorno, dessa forma esta cidade é conhecida também como a “Suíça Baiana”, em função destas baixas temperaturas. Sendo assim este clima favorece o cultivo de flores, por isso, é também conhecida como Maracás cidade das flores. Entre as espécies de flores cultivadas na cidade, valem o destaque nas Palmas de Santa Rita, Gérberas, além de Rosas delicadíssimas e encantadoras.

2.2 EMPRESA PESQUISADA.

Para se obter uma maior compreensão do assunto e auxiliar na decisão da equipe de que negócio abrir, foi também realizada uma pesquisa sobre a produção de flores na cidade que ainda segue o padrão de agricultura familiar e garante o sustento de muitas famílias. A cidade é modelo de desenvolvimento humano e sustentável e mantém uma série de programas voltados para o desenvolvimento profissional neste setor.

Assim, foi realizada também uma pesquisa de campo na empresa Rege Flores Rosas e Folhagens LTDA-ME, inscrita no CNPJ: 16.729.068/0001-46, aberta em 20 de agosto de 2012, situada na Rua Praça Rui Barbosa, s/n, Bairro Centro, na cidade de Maracás-Bahia. Lembrando que a referida empresa cultiva as flores através da agricultura familiar, ou seja, o negócio é dirigido pela própria família que posteriormente vende as flores na cidade e em feiras da região.

Mas, no entanto, observou-se ai a oportunidade de negócio, tendo em vista que a referida empresa pesquisada, está um pouco atrasada em relação ao comércio atual que visa cada vez mais está modernizado e atualizado, com vistas a atender a uma demanda de mercado que possui clientes cada vez mais exigentes e antenados com as novidades. Daí surgiu à necessidade de abertura de uma floricultura que se chamará Floricultura Atual e terá como missão oferecer produtos de qualidade, que acompanha as tendências modernas de mercado, com o objetivo de ser reconhecida na região como referência em inovação, eficácia no atendimento, qualidade do produto, rentabilidade e crescimento.

2.3 DESAFIO I - DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA.

Partindo do pressuposto da Administração da Produção e da Logística de uma empresa, constata-se que a logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com