TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARREIRA E PROFISSÃO NO SERVICO PUBLICO

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

Universidade Aberta do Brasil Curso de Administração Pública

[pic 2]

SEMINARIO TEMATICO: CARREIRA E PROFISSÃO NO SERVICO PUBLICO

Francielle Rayane Rosa Julião - 13.1.7675

Haenderson Ferreira de Sena - 13.1.7638

Maria Jéssica Teixeira - 13.1.7655

Tatiana Anaviske Regoto Coura - 13.1.7659

ATIVIDADE 1

Após a leitura dos textos indicados acima (material de referência) responda as seguintes perguntas:

(a) Qual a importância da elaboração e implementação de um plano de carreira, cargos e salários em uma instituição pública?

Mencione que tipo de ganhos e perdas (se for o caso) da definição desse plano? (sabemos que esse quesito vai além do fator legal/legislação. Explore a questão da gestão de pessoas nessa resposta).

Elaborar e implementar um plano de carreira, cargos e salários em uma instituição pública é uma estratégia que determinará a qualidade dos serviços e o atingimento dos resultados. A implantação do PCCS, contribui de forma positiva com a melhoria do desenvolvimento profissional das organizações, e analisando sua aplicação em organizações públicas, impactará positivamente na melhoria dos serviços ofertados aos usuários/cidadão. Um plano de carreira, cargos e salários bem desenvolvido impacta diretamente os resultados.

As competências humanas são o principal recurso que as organizações dispõem para atingir resultados e satisfazer os seus cidadãos-usuários ou clientes (CHIAVENATO, 2002 apud RUFINO e CAGOL p. 3). Portanto para que um plano de carreira, cargos e salários alcancem os objetivos acima é necessário elaborá-lo e implementá-lo como um importante, mas não único, instrumento dos processos de trabalho de provisão, aplicação, manutenção e desenvolvimento de recursos humanos. É necessário integrá-lo a outros instrumentos de gestão de pessoas, entre eles o planejamento estratégico de pessoas, plano de capacitação, política de avaliação de desempenho, bem como integrá-lo ao planejamento estratégico organizacional.

A implantação do mesmo traria ganhos, tais como: redução e/ou eliminação da rotatividade; da insatisfação; das greves; da desmotivação; do comodismo; da falta de pro - atividade e do baixo desempenho. O servidor também saberia quais as suas perspectivas em relação a sua carreira profissional, ou seja, teria uma noção do seu crescimento profissional ao longo de sua carreira.

A implantação dos PCCS também auxiliaria na apuração e na atração de talentos para a organização, pois com uma perspectiva de crescimento vantajosa, muitas pessoas de talento buscarão a organização e permanecerão nela. Além de trazer mais segurança aos servidores coibindo o abuso das funções gratificadas e garantindo a manutenção da curva salarial e dessa forma contribuindo para a ascensão profissional e qualificação.

A elaboração e implantação do PCCS é uma questão de extrema importância e é uma necessidade atual no setor público. É necessário investir nesta questão para que a satisfação do servidor aumente e consequentemente a prestação do serviço ao cidadão melhore.

 (b) Será que o problema que ocorre na Agência Nacional de Melhorias está relacionado com a falta de um plano de carreiras, cargos e salários? Como vocês avaliam os problemas que estão ocorrendo nesta organização no que diz respeito a esse plano (carreira, cargos e salários). O que você(s) pode(m) propor, no âmbito desse plano, para solucionar o caso?

O problema que ocorre na Agência Nacional de Melhorias está relacionado com a falta de um plano de carreiras, cargos e salários, haja vista, que no mesmo são identificados e analisados aspectos, que no caso da ANM não são observados. Alguns aspectos são: composição de cargos e funções, no qual, são definidos critérios de análise e o perfil dos cargos já existentes, os cargos e as funções que comporão as carreiras na administração pública (profissões/ocupações específicas; ocupações/funções multidisciplinares; ocupações genéricas e/ou multifuncionais). Descrevendo as atribuições de cada cargo e função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com