TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO APPLE - FICHAMENTO

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  1.963 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

ADRIANA MARTINS DE SOUZA

Trabalho da disciplina: Marketing Estratégico,

                                                 Tutor: Prof.

Belo Horizonte

2016

Estudo de Caso :

Apple Computer,2006

REFERÊNCIA: Yoffie, David B.; Slind, Michael; Harvard Bisiness School – 708 – p03.Maio.30.2007

A empresa Apple foi fundada em 1976, surgiu como uma sociedade entre duas pessoas, sendo no início uma empresa fundo de quintal, lançando no ano seguinte o Apple II, o primeiro computador pessoal do mundo.

Em 1981 a empresa sentiu-se ameaçada com o surgimento da IBM, uma empresa que possibilitava ser reproduzida por outros fabricantes, enquanto o sistema da Apple não permitia.

Entre 1983 e 1984 a empresa entrou em crise, sendo assim afastaram Steve Jobs da função operacional. John Sculley foi nomeado em seu lugar durante 10 anos, mudando a filosofia, cultura organizacional, forma de agir da organização, ocasionando uma perda na posição no mercado de computadores.

Jobs então fundou a Pixar Animation Studios, empresa responsável pela animação do filme Toy Sory. A PIxar tornou-se uma empresa de capital por volta de U$ 1,1 bilhão.

A Apple cresceu rapidamente, sendo que em 1985, tinha 60 milhões de ações negociadas em bolsa.

Em 1993 Michael Spindler foi nomeado o novo CEO, com objetivo de um crescimento internacional, tendo o mercado chinês o principal alvo.

Mesmo com essa tentativa de crescimento os problemas continuaram a crescer e a Apple declarou um prejuízo de U$ 69 milhões de dólares e muitas demissões.

A Apple teve grande evolução no mercado tendo seu capital avaliado em U$ 8 bilhões de dólares em 2004.

Em 2009 passou para U$ 75 bilhões e em 2013 esse valor cresceu para U$ 600 bilhões, se tornando a empresa de maior capital de todos os tempos.

No ano de 2001 lançou o iTunes e o iPod, no ano de 2007 lanço o iPhone e em 2010 o iPad. Dentre os grandes feitos deste século está o lançamento em abril de 2003 do iTunes, que foi o primeiro serviço de música online legalizado, com acordos com as cinco maiores gravadoras. Este serviço apesar de inicialmente estar disponível apenas para usuários do Macintosh vendeu mais de um milhão de músicas.

A Apple é uma das mais respeitadas e admiradas empresas do mundo, conhecida, pela sua capacidade de inovar, tendo uma grande variedade de produtos Este fato permitiu que a Apple passasse a ser conhecido como uma empresa inovadora e não apenas uma fabricante de computadores. Mudando seu nome em 2007 de “Apple Computer” para “Apple Inc.”. Esse foco em inovação tem sido vital para que a empresa se mantenha competitiva em um mercado de ampla concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com