TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Estudo de caso Apple 2006

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Renata Placzkievicz

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Custos

 Prof. Eduardo de Moura

São José - SC

2018

FICHAMENTO

Gerenciamento de Custos

Apple Computer, 2006

REFERÊNCIA: YOFFIE, David B.; SLIND, Michael. Apple Computer, 2006. Harvard Business School: 2007.

O artigo aborda o sucesso da empresa Apple que em 1976 foi fundada pelos jovens desconhecidos até então: Steve Jobs e Steve Wozniak. Depois de largarem a faculdade para abrir sua própria empresa na garagem de Jobs. Iniciaram a suas atividades através de da fabricação de circuitos impressos de computador que recebeu o nome de Apple I, o primeiro computador pessoal do mundo.

Desde o início da sua história, a Apple, se destaca pela criatividade e inovação orientada para seu cliente. O principal objetivo da Apple era criar um computador relativamente simples que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo sem deter nenhum conhecimento. Essa missão foi cumprida com a invenção do Apple II, computador que revolucionou o mercado de tecnologia fazendo o lucro chegar à casa do bilhão de dólares. As vendas do Apple II ultrapassou a 100.000 computadores, número que permitiu a Apple liderar o mercado além de ter desencadeado uma revolução mundo dos computadores.

Em 1981 a IBM entrou no mercado de computadores lançando o seu novo computador o IMB PC, que apesar de possuir uma interface gráfica e som inferior ao Apple II, se diferenciava por possuir um sistema com código de programação aberto, característica que fez com que os sistemas para a IBM PC crescessem absurdamente em comparação aos concorrentes, como a própria Apple. Com isso, a participação no mercado da Apple caiu significativamente mesmo a sua receita crescendo.

Visando recuperar o espaço no mercado que havia perdido para a IBM, a Apple lançou outro computador, o Macintosh, em 1984, um grande avanço na facilidade de uso e com um visual mais arrojado. Porém novamente a falta de um software compatível, atravancou suas vendas. O lucro da Apple caiu e a empresa entra em uma grande crise, desencadeando no afastamento de Steve Jobs da função operacional o que o levou a deixar a empresa meses depois. John Sculley, o recém recrutado CEO da Pepsi, assume o comando sozinho, realizando diversas mudanças na filosofia, cultura, forma de agir da organização, tornando a Apple a empresa de computadores mais rentável do mundo.

Jobs neste momento funda a Pixar Animation Studios, que em 2006 seria comprada pela Walt Disney, empresa responsável pela animação do filme Toy Story. A Pixar tornou-se uma empresa com capital aproximado em U$ 1,1 bilhão.

Em1991 a Apple é marcada pela pressão de preços do mercado, e se obriga a reduzir o quadro funcional além de terceirizar a maior parte da sua produção. Entretanto essas ações não foram suficientes para manter a lucratividade da empresa. Em 1993 Michael Spindler foi nomeado o novo CEO, com objetivo de um crescimento internacional, tendo o mercado chinês o principal alvo. Mesmo com essa tentativa de crescimento os problemas continuaram a crescer e a Apple declarou um prejuízo de U$ 69 milhões de dólares e muitas demissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com