TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO APPLE

Por:   •  5/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA - FAMEC

ANA LAURA LOPES DA ROSA

ANDREZA OLIVEIRA BARBOSA

ALINE DANIELE RIBEIRO

JUCELEI DA SILVA SANT’ANNA DE MORAES

KAIO GOMES DA SILVA PONTES

SERGIO DE OLIVEIRA JUNIOR

ESTUDO DE CASO – INOVAÇÃO NA APPLE

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

FEV/2015

ANA LAURA LOPES DA ROSA

ANDREZA OLIVEIRA BARBOSA

ALINE DANIELE RIBEIRO

JUCELEI DA SILVA SANT’ANNA DE MORAES

KAIO GOMES DA SILVA PONTES

SERGIO DE OLIVEIRA JUNIOR

ESTUDO DE CASO – INOVAÇÃO NA APPLE

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial, orientado pelo professor Jusirmar Alves da Cruz: 1º período do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

FEV/2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 INOVAÇÃO        2

2.1 INOVAÇÃO NA APPLE        2

2.2 A EMPRESA        2

2.2.1 Sobre Steve Jobs        3

2.3 TIPOS DE INOVAÇÃO        3

2.3.1 Inovação de produto        3

2.3.2 Inovação de serviço        3

2.3.3 Inovação de processos        4

2.3.4 Inovação de marketing        4

2.3.5 Inovação organizacional        5

3 QUESTÕES        6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de inovação na Apple, para que a associação ocorra com sucesso vamos abordar também alguns detalhes desta companhia como a história, seu fundador e alguns de seus produtos. Utilizando como forma de pesquisa alguns livros relacionados e a internet.

Para que a associação ocorra com sucesso vamos abordar também alguns detalhes desta companhia como a história, seu fundador e alguns de seus produtos.

Por fim, toda a equipe vai resumir alguns pontos mais importantes do mesmo, e apresentar em sala de aula, dando abertura para que os colegas de classe possam discutir o assunto e agregar mais conhecimentos na matéria, Gestão da Inovação.


  1. INOVAÇÃO

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a Inventta (2015) considera que inovação “é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios”. (Inventta, 2015).

Inovação é “a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”. (Inventta, 2015)

  1. INOVAÇÃO NA APPLE

 

Em uma das edições da revista “Conhecimento e Inovação” conforme (Melo, 2010), descreve um pouco de como funciona a Inovação da Apple:

A Apple é um dos grandes ícones de inovação da atualidade. Fundada no início da década de 1980, a empresa adentrou o século XXI disposta a fixar de vez seu nome na lista das organizações que fazem parte da história. Um dos passos decisivos para isso foi dado em 2001, quando lançou o iPod, tocador de música digital que redefiniu uma categoria de produtos. Em 2006, a companhia abalou o mercado com o iPhone, um smartphone extremamente fácil de manusear que reúne as funções do iPod, câmera digital, internet e voz e um design elegante.

Ainda segundo Melo, a Apple está em constante desenvolvimento de produto e adota a postura de marketing e relações pulicas. Os concorrentes gastam milhares de dólares em propagandas a cada lançamento, enquanto a Apple não privilegia campanhas publicitárias. (Melo, 2010)

  1. A EMPRESA

A Apple sustenta o título de empresa mais inovadora do mundo, de acordo com um recente estudo da Boston Consulting, que ouviu mais de mil empresas em todos os continentes. Por dois anos consecutivos a empresa ficou no topo da lista, deixando para trás grandes corporações altamente inovadoras, como 3M, Sony, Microsoft, Nokia e IBM. (SCHERER; CARLOMAGNO, 2009).


  1. Sobre Steve Jobs

Steve Jobs nasceu em São Francisco, Califórnia. Na juventude, conheceu Stephen Wozniak que era especialista em fazer programas e circuitos integrados, futuro companheiro da Apple e com quem fez pequenas invenções. Juntos fundaram a Apple e criaram seus primeiros computadores. Em 1984, a empresa lançou o Macintosh, seu produto mais revolucionário até então, que apresentava um sistema operacional que permitia a visualização dos arquivos da maneira que é feita hoje, através de ícones e pastas, sendo acionado pelo mouse. Nesse mesmo ano Steve é afastado de sua própria empresa, por divergir das táticas de vendas. Nos anos 90, ocorreu uma nova reviravolta na vida do empresário. Com as finanças comprometidas, a Apple procurou o ex-membro e incorporou a NeXT para desenvolver seu novo sistema operacional. Como se sabe, em poucos anos, a empresa se recuperou, tornando-se uma das maiores referências em computadores e outros produtos eletrônicos. (Inventta, 2011).

  1. TIPOS DE INOVAÇÃO

  1. Inovação de produto

Uma inovação de produto é “a introdução de um bem novo ou significativamente melhorado no que concerne as suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidades de uso ou outras características funcionais”. (OCDE; FINEP, 2005, apud Carvalho, Reis e Cavalcante, p. 19).

Um exemplo deste conceito na empresa Apple, seria a criação do iPhone que permite bater fotos e envia-las por e-mail com três ou quatro toques de tela, Sem interromper o fluxo de música. Possibilita consultar a internet, trocar e-mails e montar teleconferências com espantosa facilidade. (Martins, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com