TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS POSITIVOS E CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS NEGATIVOS.

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

LUCIMARA RIBEIRO MARTINS

RA D7042B-1

CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS POSITIVOS E CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS NEGATIVOS.

SÃO PAULO

2018

LUCIMARA RIBEIRO MARTINS

RA D7042B-1

CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS POSITIVOS                                                                                                        E CASOS DE GESTÃO DE RECURSOS NEGATIVOS

Trabalho apresentado em formato de pesquisa à disciplina de Comportamento Humano Organizacional, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Professora Silvia.

SÃO PAULO

2018

Sumário

Introdução        4

Casos de gestão de recursos positivos        5

Casos de gestão de recursos negativos        16

Conclusão        28

Referências        29


Introdução

O presente trabalho tem como tema a apresentação do de sete casos de gestão de recursos positivos e sete casos de gestão de recursos negativos, mais especificamente comentando brevemente sobre a empresa escolhida e mostrando os resultados positivos ou negativos obtidos dessa gestão.

 Constitui-se como objetivo deste trabalho aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema tão influente na nossa área de atuação.

O presente trabalho está organizado em formato de pesquisa. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi pesquisa bibliográfica na internet.


Resumo do filme

O filme Charles Chaplin faz uma crítica irônica e sarcástica sistema capitalista, principalmente após a primeira fase da Revolução Industrial, onde houve a necessidade de substituir a força humana pela força da máquina, com suas principais características que estão relacionadas ao filme são padronização na fabricação, produção em grande escala, a divisão do trabalho e sua consequente especialização.

Chaplin protagoniza um operário simples e sem voz dentro do ambiente de trabalho, ele se sujeita as condições deploráveis na qual é obrigado a trabalhar de forma excessiva, e sem tempos para descanso.

Após o presidente da empresa, pedir para que a produção aumentasse constantemente no dia-dia, Carlitos (personagem) tem uma crise nervosa, causada pela repetição dos movimentos de apertar as porcas, com isso, mesmo saindo da área do trabalho, em seu horário de descanso, Carlitos tinha apenas isso como objetivo, então quando saiu da empresa qualquer “coisa” que se parecesse com uma porca de parafuso, ele ia na intenção realizar a tarefa.

Após o ocorrido, Carlitos é levado ao hospital, e afastado de suas atividades, pelo transtorno e ao sair é preso por ser confundido com um líder comunista. Na prisão Carlitos se sente bem por ter onde dormir, comer e descansar, diferente das ruas, onde a disputa pelo emprego era cada vez pior. Porém após evitar uma fuga de prisioneiros, Carlitos é “premiado” com sua liberdade, o que não o deixa satisfeito, e até mesmo pede para ficar. Não sendo possível, o Xerife lhe faz uma carta de recomendação para que consiga se recolocar rapidamente no mercado de trabalho.

Carlito, tenta se recolocar em diversas áreas, porém não obteve sucesso, com isso, tentava de todas as maneiras retornar a prisão. Em uma de suas tentativas, ele acaba conhecendo a “órfã”, que rouba para sua alimentação e de suas irmãs. Em uma tentativa fracassada da “órfã” em conseguir alimento, Carlito se sujeita a ser levado no lugar da moça.

Por diversas vezes são levados pela polícia, mas conseguem fugir, e assim começam a criar expectativas de reconstruir uma vida juntos.

Analogia do filme com a ORT

  1. Analise do trabalho e estudo dos tempos & movimentos:

Conceito: Trata-se da divisão das atividades, para execução de uma determinada tarefa por meio da utilização do cronometro, onde padronizava-se tempo e método de execução.

Analogia: A cena que nos mostra que isso era feito de uma forma clara, era quando todos os operários tinham um padrão de trabalho repetitivo, como início da esteira para a colocação, apertar a porca, bater no parafuso, etc.

  1. Divisão do trabalho e especialização.

Conceito: É a soma dos atributos de cada um na organização, onde devem fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz.

Analogia: A cena em que cada funcionário é dividido na esteira de acordo com a sua função, em que um depende do outro para que haja a produção.

  1. Condições ambientais de trabalho.

Conceito: Não é apenas a melhoria salario, mas as condições que garantem o bem-estar físico do trabalhador e diminuição da fadiga do mesmo.

Analogia: Não se aplica, pois, os operários não tinham nenhuma condição de trabalho, seja em seu ambiente ou em preocupação com a integridade física.

  1. Tempo Padrão

Conceito: É fazer com que os operários excutem as tarefas em menor tempo possível, era pegar e não largar, pois a oferta de mão de obra era em grande escala.

Analogia: Cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, no filme temos a cena onde quase se perdem pela velocidade da máquina ser muito alta, com o intuito da maior produção no menor tempo possível.

  1. Conceito de Homo-Economicus

Conceito: As pessoas trabalhavam por obrigação, tinham medo de não conseguir alimento e moradia.

Analogia: A cena em que mais se identifica, é quando “Carlitos” prefere ficar preso, pois sabe que na cadeia ele tem acesso a moradia, alimentação e até mesmo ao lazer (leitura, conversa...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com