TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

FAT – FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

SUPERSOFT

TUTORA PRESENCIAL: FERNANDA SOARES SILVA

ALUNOS:

MARILZA INÊZ DE SOUZA - RA 9613502500

MÁRCIA PATRÍCIA FELIPE - RA 9681355711

WALDEMIR VIEIRA SANTOS - RA 9496562660

TAÍSA RODRIGUES DOS SANTOS - RA 9680451385

TAGUATINGA

2015

SUMÁRIO

1        CONSIDERAÇÕES INICIAIS3

2        DIAGNÓSTICO 4

3        PLANO DE AÇÃO..............................................................................................7

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS10

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11

6         ANEXO I..........................................................................................................12

7        ANEXO II.........................................................................................................17

8        ANEXO III........................................................................................................21

9        ANEXO IV........................................................................................................22                                

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

A concorrência no mercado atual e globalizado obriga as empresas a desenvolverem novas formas de administrar seu negócio e seus colaboradores para que eles tenham uma posição em destaque. Através de novos métodos de trabalho e a valorização do capital humano exigem tecnologias de gestão mais adequadas para a obtenção dos resultados desejados. A missão do Gestor de Recursos Humanos é de grande responsabilidade, pois a satisfação e motivação dos empregados deve ser um dos objetivos prioritário do negócio, a fim de atender aos seus anseios e expectativas, tornando-os verdadeiros parceiros do negócio. É muito importante conciliar as metas e os objetivos das organizações com as das pessoas, pois as pessoas são recursos obrigatórios que têm sonhos, desejos, necessidades e é dentro deste pensamento que as empresas precisam trabalhar. Uma das formas de conciliação é obter a qualidade de vida dentro da empresa na intenção de reduzir os custos e maximizar os resultados, alcançando assim com maior facilidade o objetivo da empresa que é obter lucro.

Este Desafio Profissional visa simular práticas de GP (Gestão de Pessoas) e DP (Departamento de Pessoal), e com isso, vamos assumir, hipoteticamente, o papel de um consultor de Recursos Humanos que acaba de conquistar um novo cliente, a SUPERSOFT LTDA. Uma empresa familiar, do segmento de informática fundada há cinco anos por dois irmãos: o Senhor Agenor Randsoft e a Senhora Leonora Randsoft Bartiro.

 A SUPERSOFT desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados, conta com seis funcionários e situa-se em São Paulo, capital. Com a contratação os sócios citados visam melhorias na empresa em todos os setores, uma das sócias nos encaminhou um documento com todos os dados da empresa chamado ”Dossiê” SUPERSOFT, onde continha: um organograma da empresa, fichas com dados dos funcionários, perfis comportamentais e definições do negócio da empresa. Com isso tínhamos em mãos o necessário para começar à por em prática nossos conhecimentos de Gestores em Recursos Humanos.
Com este documento em mãos visualizamos a verdadeira situação em que a empresa se encontrava, pois atualmente a empresa possui 8 clientes na capital e 15 no interior, e que ultimamente vem passando por muitos problemas como a queda de faturamento mensal , além da perda de clientes e  funcionários desmotivados. De posse desses dados analisaremos cada passo para obtenhamos respostas para melhoria da SUPERSOFT, e depositaremos todos nossos conhecimentos adquiridos, a fim de alcançarmos resultados esperados.

2    DIAGNÓSTICO

Diante das informações obtidas sobre a empresa, através do dossiê e de pesquisas, foi possível observar problemas na infra estrutura funcional e gestão organizacional da empresa, observamos a visão, missão e os valores da SUPERSOFT.

  • VISÃO: Ser líder no fornecimento de sistemas de controle de estoque a pequenos e médios supermercados, região sudeste do Brasil, até 2020.
  • MISSÃO: Oferecer ferramentas de automação no controle de estoque com tecnologia de ponta, atender os clientes com prontidão e qualidade.
  • VALORES: Atualização Tecnológica; Cliente em primeiro lugar; Comprometimento e Qualidade no Atendimento.
  • A queda no faturamento é uma conseqüência da insatisfação dos clientes. Queda no faturamento. Seu faturamento mensal costumava ser em torno de R$ 150.000,00. Há três meses, a SUPERSOFT vem passando por muitos problemas: queda de 20% no faturamento mensal, perda de clientes e absenteísmo. Queda no faturamento pode ser preço inadequado;
    Alta rotatividade de funcionários é mau sinal;
    Os profissionais desmotivados tendem a reduzir a produtividade e fazer publicidade negativa. Insatisfação do cliente pode ser entendida como uma emoção negativa gerada pela desconfirmação de expectativas na experiência de consumo. A insatisfação pode ser advinda das relações entre empregados e empregadores, pois a falta de comunicação tem como conseqüência a não excelência dos resultados com o que o cliente espera.
  • Dificuldades para trabalho em equipe:
    Tanto os funcionários quanto os seus gestores tem dificuldades para se relacionarem em grupo, são funcionários muito habilidosos, porém não conseguem trabalhar de maneira efetiva com os outros departamentos,. E, além disso, o gestor da empresa não tem uma visão holística da organização, o que dificulta ainda mais o processo, devido ao fato deles possuírem pensamentos divergentes.
  • Funcionários desmotivados: Ao analisar o quadro de funcionários verifica-se o baixo nível de motivação dos mesmos, e isso tem impactado diretamente o nível de produtividade da empresa e o relacionamento entre funcionários e gestores. E para que o andamento da empresa seja crescente é necessário que os funcionários estejam motivados e sintam-se valorizados pela mesma, dessa maneira eles se sentirão bem e dispostos a dar o seu melhor por uma organização que os valoriza e dispõe de recursos para capacitação e aprimoramento de suas habilidades. A infra estrutura da empresa interfere significativamente na satisfação do empregado, uma vez que um ambiente sem as mínimas condições de trabalho, comprometendo até a saúde dos trabalhadores. Os fatores que contribuem para a insatisfação dos trabalhadores envolve o baixo salário, o excesso de trabalho, à distância, refeitório no próprio ambiente de trabalho, a infra estrutura inadequada para a realização das tarefas, conflitos entre os empregados e diretores, falta de subsídios para a capacitação profissional, divergências entre administradores.
  • Diferença Salarial: A atual política salarial adotada pela empresa não atende as expectativas dos seus funcionários, pois não tem sido proporcional ao esforço e capacitação dos mesmos. E, além disso, os salários de algumas funções estão abaixo da média de mercado, o que tem desmotivado alguns funcionários e com isso gerado alguns conflitos dentro no ambiente interno da organização.
  • Falta de infra estrutura no ambiente interno: Ao realizar a análise no ambiente interno da organização, uma das reclamações feitas pelos funcionários é a falta de infra estrutura do refeitório, o que impede que as refeições possam ser realizadas na própria empresa. E com isso os funcionários reclamaram quanto ao elevado gasto que eles têm com refeições. O que acaba também desmotivando os funcionários devido à falta de infra estrutura interna.
  • Conflitos entre a gestão: As percepções em relação à administração divergente entre os dois administradores.
    O conflito é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. Porém precisa ser trabalhado para que não traga conseqüências negativas para o negócio.

3       PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É momento importante para a organização pensar sobre a sua missão, identificando e relacionando as atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (312.5 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com