TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional: Implantação de Brinquedoteca em Centro Municipal de Educação Infantil

Por:   •  3/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CAMPO LIMPO

PEDAGOGIA – 4ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUETOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

RITA DE FÁTIMA GONÇALVES PISNISKI - RA 2834319068

 

 

DESAFIO PROFISSIONAL: Implantação de Brinquedoteca em Centro Municipal de Educação Infantil

TUTORA ELIZÂNGELA SIQUEIRA

 

São Paulo,

Outubro / 2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO...............................................................        02

2          JUSTIFICATIVA .......................................….................         03

3        OBJETIVOS ..................................................................         04

3.1          OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...............................................     04

4       DESCRIÇÃO METODOLÓGICA ...................................   05        

4.1         IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA  .....................................   06

4.1.1         Recursos humanos  .......................................................................  06

4.1.2         Espaço físico  .................................................................................  06

4.1.3         Recursos materiais .........................................................................  06

4.2    CRITÉRIOS DE AQUISIÇÃO E USO DOS BRINQUEDOS .........  08

5          AVALIAÇÃO ....................................................................  09

6       CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................        10        

REFERÊNCIAS  .....................................................................   11

02

1 INTRODUÇÃO   

Vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente nas ruas, nas praças, seja por falta de tempo, de espaços ou de segurança nos espaços disponíveis. O fato é que as crianças de hoje passaram a brincar menos. Muitas dessas crianças sofrem com a falta de oportunidade de socialização e de brincar livremente comprometendo assim seu desenvolvimento cognitivo e motor, visto que muitas não tem momentos para correr, pular e outras atividades comuns na infância.

No intuito de valorizar a brincadeira é que surge a ideia de implantação de uma brinquedoteca neste Centro Municipal de Educação Infantil, suprindo a necessidade de um espaço onde a criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade. Neste sentido, a brinquedoteca será um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio, o significado do convívio com outras crianças, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo.

Assim o Centro Municipal de Educação Infantil, através de sua brinquedoteca, pensa em ampliar a possibilidade de concretização das suas intenções educativas, uma vez que esse espaço possibilita oportunidades de educar e cuidar através de brincadeiras livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.        

Salientamos que, este ambiente não significa apenas uma sala com brinquedos, mas uma postura frente à educação. Isto significa abandonar métodos e técnicas tradicionais e buscar o novo não pelo modernismo, mas pela convicção que representa, é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil, proporcionando um ambiente onde o estímulo, a criatividade e resgate de brincadeiras e brinquedos estejam presentes.

03

2 JUSTIFICATIVA   

O Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI - atende crianças de 4 meses até 4 anos de idade, caracterizando-se, portanto, como uma Instituição de atendimento à infância. O trabalho educativo prestado pelo CMEI na modalidade a que se propõe está pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Reconhecer o direito da criança e procurar garanti-lo de acordo com a Constituição vem sendo uma prática e uma busca constante desta instituição, pois entendemos que o brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância. Desta forma, pensando na busca de conhecimento e na qualidade de atendimento oferecido às nossas crianças, os profissionais do CMEI viram na Brinquedoteca uma alternativa eficaz de garantir neste espaço o direito ao brincar.

A presença da Brinquedoteca na vida de nossas crianças terá um papel fundamental uma vez que proporcionará aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável. No entanto pensar a Brinquedoteca num âmbito de um Centro de Educação Infantil é pensar não só num espaço de reconhecimento de direitos das crianças, mas também pensar na possibilidade de parcerias com profissionais de outras instituições de Ensino, em projetos de pesquisa e extensão, como mediadores entre a criança e o objeto da brincadeira, é criar espaços de formação objetivando especialmente a formação de professores, mediadores, brinquedistas, estagiários, é pensar em possibilidades de pesquisa sobre o brincar e o brinquedo, a criança na convivência com situações lúdica e de aprendizagem no processo de desenvolvimento, como também criar um acervo onde se inclua tanto o brinquedo tecnológico quanto o brinquedo construído e fabricado pela própria criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (291.2 Kb)   docx (801.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com