TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Marketing do Centro de Educação a Distancia

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

JOINVILLE (SC) UNIDADE 1

Thiago Victorino – 2652782301

ROSANE BELLÉ

DESAFIO PROFISSIONAL

JOINVILLE/SC

05/2017


Thiago Victorino – 2652782301

ROSANE BELLÉ

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Marketing do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

JOINVILLE/SC

05/2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES        4

1.        NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL        6

2.        EMPREENDEDORISMO        8

3.        ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO        10

4.        DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


INTRODUÇÃO

Após analisar o estudo de caso proposto para este trabalho, o desafio profissional consiste em aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas para discorrer os temas propostos. Além das aulas, foi necessário ir atrás de mais informações para a boa elaboração deste trabalho. Ele descorrerá sobre assuntos como negociação, empreendedorismo, ética e desenvolvimento profissional. Ainda mostrará qual a importância desses assuntos nas corporações e como a Nike atua em cada um desses pontos. Além disso, como ela resolveu assuntos complexos como a diversidade e problemas com relações trabalhistas e ambientais. Além de mostrar como ela tem sido bem sucedida em buscar constantemente a inovação nos seus produtos.


A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES

Quando é falado sobre negociação, logo vem a mente a troca de algo considerado valioso por uma pessoa, por outra coisa considerada valiosa pela outra parte. Essa troca é realizada em, no mínimo, duas pessoas ou empresas e é o âmago da questão do capitalismo. Essas negociações podem ocorrer entre crianças e adultos, jovens e idosos, micro empresas e grandes corporações. Enfim, onde há um interesse mútuo de troca, há uma negociação. O mais interessante nisso é que algo considerado de muito interesse por uma das partes, pode não ter o menor valor para quem possui o bem. Essas diferenças são criadas a partir das visões de mundo de cada indivíduo. Então, podemos dizer que cada indivíduo possui uma Weltanschauung, fazendo com que cada lado experimente a negociação de maneiras diferentes.

Não há consenso sobre o significado preciso do conceito Weltanschauung. Ao que tudo indica, o primeiro uso se deu com Immanuel Kant (1724-1804), na Crítica do Juízo, como a capacidade humana de perceber a realidade sensível. No início, o termo Weltanschauung era muito associado com grandes sistemas metafísicos ou construções teóricas da cultura (metanarrativas filosóficas, científicas e religiosas) como, por exemplo, se observa na obra de idealistas e românticos alemães como G. W. F. Hegel (1770-1831), F. W. J. Schelling (1775- 1854), J. G. Herder (1744-1803), J. W. Goethe (1749-1832), etc. Weltanschauung era igualada à filosofia da cultura ou do espírito absolute. Mais tarde, Wilhelm Dilthey (1833-1911) introduziu uma nova gama de significados ao conceito de Weltanschauung, ao considerá-la um fenômeno que não somente precedia o domínio da reflexão teórica como a condicionava. Seguindo Dilthey, Karl Mannheim (1893-1947) sustentava a existência de concepções de mundo gerais, pré-teóricas e intuitivas, anteriores a qualquer articulação teórica, que serviriam de substrato para todas as formas de conhe- cimento e experiências no mundo. Para Mannheim as cosmovisões seriam o estofo ou substância primária do pensamento e, portanto, toda atitude teórica, manifestações artísticas, religiosas, etc., seriam manifestações da Weltanschauung de uma determinada época.

Fica claro que a Weltanschauung é extremamente subjetiva. Então, é impossível de saber exatamente a reação que uma pessoa pode ter sobre uma experiência de vida. No entando, com um pouco de discernimento e perspicácia, pode-se ter uma ideia de como as pessoas poderão reagir de acordo com o ambiente em que se inserem; sua cultura, hábitos, religião etc. Essa ciência é de extrema importância no âmbito das negociações, pois é necessário identificar o que é importante à outra pessoa e dessa forma conduzir uma conversa agradável e produtiva para ambos os lados.

Na empresa estudada, viu-se que ela possui negócios em cerca de 140 países. Isso representa mais de 72% do total de países no mundo. Se, apenas no Brasil, pode-se notar uma diferença cultural entre as regiões, diferença essa que influencia até na maneira de fazer negócio, imagine as diferentes visões de mundo, ou Weltanschauung, existentes nessa quantidade de países. Certamente é um grande desafio conversar com todas essas culturas.

Para conseguir se comunicar de forma efetiva, a Nike teve uma grande ideia em agrupar os países de acordo com as suas similaridades. Como o país possui sua própria cultura, a forma com as pessoas vêem o mundo são influenciadas por essa cultura. A história de cada país também serve como base para tentar definir a qual grupo pertence. Por exemplo, países colonizados pelos ingleses tem sua visão de mundo um pouco diferente por aqueles colonizados por espanhóis. Mesmo vivendo em uma globalização, as peculiaredades de cada país prevalecem. Assim, ao criar produtos com demanda mundial, a Nike pode mudar a forma como se comunica com o seu público de acordo com o que cada um considera ser bom e desejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (306.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com