TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO SOROCABA

Por:   •  31/10/2019  •  Monografia  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SOROCABA

CURSO PEDAGOGIA

O presente trabalho tem por finalidade a abordagem do tema Elaboração de uma situação de aprendizagem hipotética, indicada para uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando de forma interdisciplinar conteúdos das áreas de: História, Geografia e Arte.

Onde será discutido sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Este trabalho apresenta-se em cinco passos. No primeiro, faz-se uma análise aos documentos que regem a educação brasileira visando estabelecer os objetivos e conteúdos a ser desenvolvido juntamente com a proposta interdisciplinar.

O segundo passo será feita uma definição de procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do trabalho insterdisciplinar visando atender os objetivos estabelecidos. No terceiro serão estabelecidos os procedimentos avaliativos e levantamento de hipótese da necessidade de se utilizar algum tipo de recursos.

O quarto passo será discorrido um texto para que se apresente uma reflexão sobre o trabalho interdisciplinar, com proposta que levem a uma melhor interação e socialização dos alunos. No quinto e ultimo passo, será feito um planejamento referente às etapas do trabalho interdisciplinar.

A interdisciplinaridade comprometida com uma aprendizagem significativa não tende eliminar os componentes curriculares, mas sim uni-los para que juntos integrem um significado para a vida dos educandos e educadores. É neste sentido que a necessidade da interdisciplinaridade na construção e socialização do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

Será elaborada uma situação de aprendizagem, com objetivos definidos, conteúdos programados de acordo com a proposta: História, geografia e Arte.

Serão elaborados procedimentos metodológicos, com suas devidas propostas e etapas.

Será elaborado também um método de avaliação, e quais recursos serão utilizados para a realização desta proposta.

 

PASSO 1

Primeiramente, vamos brevemente entender o conteúdo de parâmetros curriculares nacionais da secretaria de educação fundamental para o ensino de História, Geografia e Arte.

Para o ensino de História, para o ensino fundamental, de acordo com a secretaria de educação fundamental concebe uma proposta visando proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes de ensino fundamental, dado referências aos educadores, em busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pela aprendizagem e conhecimento.

Segue abaixo tópicos dos objetivos gerais de história para o ensino fundamental de acordo com a secretaria de educação fundamental:

Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecemcom outros tempos e espaços;

Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitamlocalizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo à formularexplicações para algumas questões do presente e do passado;

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, emdiversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;

Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;

Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

Para o ensino de Geografia, para o ensino fundamental, de acordo com a secretaria de educação fundamental concebe uma proposta pedagógica visando ampliar as capacidades dos alunos, no sentido de observarção, conhecimento, explicação, comparação e representação das caracteristicas de onde vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos.

Segue abaixo tópicos dos objetivos gerais de geografia para o ensino fundamental de acordo com a secretaria de educação fundamental:

Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;

Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;

Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;

Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;

Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.

Para o ensino de Arte, para o ensino fundamental, de acordo com a secretaria de educação fundamental concebe uma proposta de expor uma compreensão da arte na educação, deixando explicitos conteúdos, objetos e especificidades, tanto ao ensino da arte quanto a arte como manifestação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com