TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação a Distância Polo Presencial

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância Polo Presencial – Piacatu

6º Semestre-Curso- Pedagogia

Disciplina-Arte, Criatividade e Recreação

Ana Claudia Rodrigues Mota-RA-2808883125

As formas expressivas para o desenvolvimento

da linguagem e criatividade infantil.

Maria Emília Pimentel Soares

Tutor Presencial

Piacatu/SP-AGOSTO de 2015


INTRODUÇÃO

  1. O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO PARA A CRIANÇA.

  1. AUTO BIOGRAFIA DA ALUNA ANA CLAUDIA, RELACIONADAS AS PRATICAS ESCOLARES:

Quando eu estava na escolinha em meu último ano fizemos um teatro com todas as salas uma apresentação para os pais dos alunos, me lembro que o teatro foi do conto da chapeuzinho vermelho, ele foi adaptado para que todos os alunos pudessem participar.

Para realizar esse teatro utilizamos, cola, gliter, isopor em formato de estrela e palitos de bambu, nós mesmo confeccionamos as varinhas que usamos durante a apresentação me lembro que foi tudo muito lindo todos usamos capaz vermelhas e todos participaram.

Me lembro que quando passei para o Ensino Fundamental fazíamos apresentação de dança, já no colegial fiz também uma apresentação de dança com fitas na luz negra.

A professora de Artes sempre apresentava a nós obras de arte para vermos e conhecer um pouco mais sobre a história de grandes artistas, mas tínhamos aula de Ates apenas uma vez por semana, uma pena pois era uma aula que prendia muito a atenção de todos os alunos.

  1. REFLEXO SOBRE SEMELHANÇA E CONTRASTE PRESENTES NA VIVENCIA DA EQUIPE:

Ainda nos dias de hoje se vê alguns teatros nas escolas, mas apenas em algumas datas como festa junina, fim de ano e algumas outras datas, já no passado se era feito apresentações, teatros, cartões para o dia das mães dos pais, tudo feito a mão pelos alunos.

Hoje tudo já vem feito, a lembrancinha para o doa das mães, já vem com papel com o nome do aluno tudo feito, mas também ainda há aquelas que oferecem oficinas para as crianças, como por exemplo trabalhos de reciclagem com as crianças isso envolve muito a Arte e a Criatividade dos pequenos, eles podem utilizar-se de garrafas pets para confeccionar carrinhos, bilboquês, vem e vai, bonecos entre vários outros.

As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar e criar, é assim que elas expressam o que sentem.

É muito importante que as escolas e professores disponibilizem diversos materiais como; argila, papel, isopor, tinta, sucata entre vários outros materiais e deixe que ela descubra as diversas utilidades que eles têm, tendo liberdade para inventar e criar.

  1. QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO COMTEMPORANEA:

A Arte é a expressão da vida, associada ao processo de criação. Aprender Arte envolve situações nas quais o aluno possa estar atento tanto no lugar de quem produz como no que tenha oportunidade de ler e interpretar o mundo, atribuindo significados para o seu processo de fazer e aprender.

O ensino da Arte deve conduzir, sobretudo a formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado, possibilitando o acesso ao conhecimento sobre os saberes específicos da Arte.

O uso da Arte na Educação aponto um cenário em que as respostas moldadas e impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais.

O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade, corpo, mente e espirito, pois através deste processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ética.

Ao invés de desenvolver trabalhos a onde o educando apenas recria e transcrevem técnicas aprendidas, a Arte o estimula a se retratar em suas produções artísticas. Desta maneira o educando é capaz de manifestar a sua própria realidade, com todos os seus conflitos e desejos.

O Ensino da Arte deve conduzir, sobretudo a formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento sobre os saberes específicos da Arte, gerando assim a compreensão dos diferentes estilos, com formas de representação do mundo presente.

  1. QUAIS AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS COM BASE NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Valorizar a pluralidade e os aspectos socioculturais de cada indivíduo, temos que respeitar as etnias, crenças, sexos etc. não sendo preconceituosos ou discriminador. Devemos ter atividades que desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo a recreação podemos fazer atividades coletivas que envolvam as regiões mostrando aos alunos os diferentes tipos de etnias, crenças e posição social. Com os cuidados com o corpo podemos fazer atividades diárias de cuidados com o corpo fazendo uso de músicas alegres e com pequenos gestos representando as partes do corpo. Pedir que os alunos se expressassem através de desenhos da música e etc. Acredito que através da música a criança pode se expressar, adquirir e construir seus conhecimentos, temos que levar a criança a tirar suas próprias percepção de mundo leva-la a questionar a realidade em sua volta temos que fazer passeios em museus, fazer releitura de pinturas levar a criança a ser um cidadão critico reflexivo levar a criança ter um pensamento artístico estimular a imaginação e criatividade estimular as crianças comparar o espaço representado na pintura com o espaço em que vive, o professor deve fazer questionamentos com o aluno leva-lo a manifestar suas emoções e pensamentos, incentive os alunos a terem uma ampla visão do espaço em que vivem.

Temos que explorar as diferentes formas de linguagem: A música é a arte na qual expressamos as emoções por meio de sons, devemos trabalhar com a música em sala para que as crianças percebam os ritmos, sons com corpo, sons com objetos e instrumentos musicais. Deve-se perceber que cada criança tem um jeito próprio de tocar e cantar, construir um instrumento de corda juntamente com os alunos. A dança é a arte pela qual expressamos nossas emoções por meio de movimentos corporais. Muitas vezes ou sempre a música nos leva a dançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com