TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Maíra Candida Rebouças Belmonth

Marcia Rodrigues de Sousa Bezerra

Maria I. M. P. Donadelli

Renato Campos

Ricardo Eugênio de Souza

PROJETO INTEGRADOR IV

Gestão Financeira: Orientação à Empresa

São Paulo

2021

Maíra Candida Rebouças Belmonth

Marcia Rodrigues de Sousa Bezerra

Maria I. M. P. Donadelli

Renato Campos

Ricardo Eugênio de Souza

PROJETO INTEGRADOR IV

Gestão Financeira: Orientação à Empresa

Este projeto tem como objetivo ler um estudo, a partir do diagnóstico das necessidades econômico-financeiras, no contexto corporativo, e de análise do orçamento e fluxo de caixa, para direcionar aplicações dos recursos, sob orientação do Professor Agnaldo Antônio dos Santos.

São Paulo

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

HISTÓRICO DA EMPRESA        4

PLANEJAMENTO DO PROJETO        5

COMUNICAÇÃO COM O MERCADO        6

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL        7

SEPARAÇÃO DOS RECURSOS DO SÓCIO VERSUS EMPRESA        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

        A presente pesquisa tem como objetivo identificar o planejamento financeiro da empresa Magazine Luiza, levando em consideração a dinâmica do mercado e dos diferentes modelos de gestão aplicados, identificar as ações corretivas nos processos da empesa e acompanhar às orientações financeiras e analisar viabilidade de negócios, considerar as alternativas de novos investimentos.

        

HISTÓRICO DA EMPRESA

        A história da empresa Magazine Luíza teve início, em 1957, com o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios da atual Dirigente, Luiza Helena Trajano. Tudo começou quando Dona Luíza, que sempre trabalhou com vendas, comprou a loja de presentes “Cristaleira”, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Onde vendiam os primeiros aparelhos televisores em cor pela região. Em 1991, Luiza Helena Trajano, assume a liderança da organização e, partir de então, a empresa ajudou a levar produtos a milhares de lares brasileiros. Inicialmente o intuito era criar uma rede de lojas, a fim de empregar os familiares do casal. O modelo de negócio deu tão certo que, em 20 anos, a loja já possuía cerca de 30 filiais. O nome Magazine Luiza veio anos depois por meio de um concurso cultural na rádio da cidade, convidando os clientes para participar com sugestões na escolha do nome da loja. A Magazine Luíza é uma empresa com atuação no comércio varejista por meio de lojas físicas, virtuais e e-commerce. A companhia também oferece produtos e serviços financeiros complementares ao seu segmento, como crédito ao consumidor, seguros e consórcios. Anos depois, já sendo uma das empresas varejistas com maior representação no mercado brasileiro no setor de móveis e eletrodomésticos, em 2011, a Magazine Luiza, decide fazer o seu IPO (Initial Public Offering – Oferta Inicial de Ações). A partir de então, a empresa inicia um novo ciclo de expansão, com a aquisição de nove centros de distribuição, que passam a oferecer entregas mais rápidas e com menor custo de frete. Dessa forma, a partir de 2015, o Magazine Luiza passou a adotar uma estratégia de transformação que, de acordo com a empresa, duraria cerca de 5 anos. A estratégia está fundamentada no foco em e-commerce no Brasil, além da transformação das lojas físicas, de maneira que as operações ganhem velocidade, eficiência e melhoria na experiência de compra dos clientes. Conta com mais de cinco mil produtos no seu catálogo, um banco de imagens e é a única do país a possuir um vendedor virtual.

PLANEJAMENTO DO PROJETO

Alinhamento estratégico de uso da internet

O Magazine Luiza é uma das maiores lojas de departamentos do país com capital nacional. As suas atividades iniciaram em 1957 e atualmente conta com mais de 3.200 colaboradores, 174 lojas sendo 137 convencionais e 37 virtuais.

Em meados de 1990 inicia-se o Planejamento estratégico da empresa (PE), a partir de uma intensão estratégica de longo prazo 3 a 5 anos onde são definidos fatores críticos e de sucesso para o alcance das ações e o que deverá ser realizado.

Pensando em como expandir a rede de lojas com baixos custos, em 1992 é criada a primeira loja virtual, na época chamada de Loja Eletrônica, que nasceu no departamento comercial, a partir de grupos de estudo.

As vendas virtuais da época consolidaram-se apenas 2 anos depois de seu início devido aos altos custos de multimídia, pois estas lojas foram criadas quando a Internet era uma tecnologia quase inacessível no Brasil. Em 1998 com a febre da internet eles decidem colocar no ar o site web da empresa, em 1999 ele começou a ser utilizado para vendas. Em um momento de expansão da internet a empresa dá uma tacada de mestre, pois não poderia ficar de fora deste mercado que acabara de nascer no Brasil.

O plano de abrir este canal de vendas online torna a empresa uma das maiores do setor, em tempos como os que vivemos atualmente este tem sido o principal canal de vendas das empresas no mundo.

O planejamento deste projeto de expansão de suas vendas passa pelo alinhamento estratégico organizacional, estratégia de TI e estratégia de utilização da internet/CE  O planejamento de utilização de internet nasce em paralelo ao planejamento organizacional, sendo pioneira na criação de lojas virtuais que vieram a ser uma espécie de CE, interessante que não houve uma pesquisa prévia para verificar aceitação de suas iniciativas pioneiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com