TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHEFIA E LIDERANÇA

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA “CHEFIA E LIDERANÇA”

A disciplina ora apresentada foi plenamente satisfatória diante da proposta anunciada pelo docente da mesma, na aula inaugural.

Conforme epigrafado, a disciplina “chefia e liderança” aplicada pelo Sr. Major REIS, abarcou conceitos sobre: o que seriam os conhecimento e virtudes? E ainda, discorreu sobre cada uma dessas virtudes, sendo então divididas entre: virtudes comuns, militares e gerais.

Até este ponto, a avaliação deste aluno é positiva. Foi possível desenvolver com toda a turma e debater sobre as reais definições das virtudes apresentadas, fazendo com que cada integrante possa autoconstruir ou relembrar cada conceito.

Entretanto, como oportunidade de melhoria, este aluno, salvo melhor, juízo, sugere uma sintética debruçada sobre algumas teorias de liderança como aquelas desenvolvidas desde de Weber (weberiana) até a proposta de Welch (welchiano), passando por modelos de comportamento de líderes desenvolvidos por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt, além de uma pequena abordagem nos estudos de estudos de Fred Fiedler, o qual criou um modelo de liderança situacional.

É indicado ainda, o estudo da teoria de liderança de Warren Bennis, principalmente na diferença entre chefe e líder fundamentada pelo referido autor. Recomenda-se também um breve relato do estudo dos hábitos das pessoas eficazes: uma análise da obra de Covey e dos estudos e pesquisas realizados por professores Michigan, Ohio e Harvard, das universidades americanas (a visão da liderança bidimensional).

Por fim, a visão de Welch, a nova abordagem da gerência e liderança, também poderá contribuir, para que o aluno possa saber como é que se constrói uma liderança, com base nessas diferentes teorias da administração moderna.

O anseio de todos, acredita esse aluno, é que se possa criar na disciplina “chefia e liderança” uma fórmula mágica para que o capitão possa se tornar um líder na sua unidade de lotação. O desafio da construção da disciplina e consequentemente do seu docente é tornar tal pretensão a mais tangível possível, sem deixar inclusive de apoiar-se no universo do militarismo, visto que todas as teorias, estudos e modelos acima propostos são de origem civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com