TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.

Por:   •  7/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade UnYLeYa

MBA em Gestão Pública

Fernanda Sátiro de Souza Lima

A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.

Belo Horizonte

2018


Faculdade UnYLeYa

MBA em Gestão Pública

Fernanda Sátiro de Souza Lima

A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.

Projeto de pesquisa apresentado à

Faculdade UnYLeYa como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Yan Blumenberg de Castro

Belo Horizonte

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................4
  1. TEMA.................................................................................................4
  2. PROBLEMA.......................................................................................4
  3. OBJETIVOS.......................................................................................4
  1. OBJETIVO GERAL..................................................................4
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................4
  1. JUSTIFICATIVA.................................................................................5
  1. REVISÃO DE LITERATURA...................................................5
  2. METODOLOGIA......................................................................6
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................7
  1. INTRODUÇÃO

Neste projeto de pesquisa pretende-se pesquisar sobre como a avaliação de desempenho influência nas relações de trabalho dentro das autarquias municipais de Belo Horizonte, principalmente na Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP. Pretende-se ainda analisar as motivações dos funcionários públicos dessas autarquias.

  1. Tema

A relação entre as chefias e os funcionários efetivos dentro das autarquias municipais de Belo Horizonte.

  1. Problema

Como incentivar e motivar funcionários estáveis somente com avaliação de desempenho a cada três anos?

  1. Objetivos:
  1. Objetivo geral:

Como motivar funcionários somente com a avaliação de desempenho.

  1. Objetivos específicos:

Pesquisar a motivação dos funcionários das autarquias municipais. Pesquisar a relação entre as chefias e os funcionários efetivos em frente à avaliação. E como é tratada a avaliação nas autarquias municipais de Belo Horizonte.

  1. Justificativa

Trabalho em uma autarquia municipal há sete anos e convivo com funcionários desmotivados e sem perspectiva de mudança. Notei que somente as vésperas das avaliações, a cada três anos, há uma preocupação com o desempenho dos funcionários. Será que no funcionalismo publico se motive apenas com a avaliação? Ou existe outro mecanismo de motivação? Com este estudo pretende-se nortear as avaliações na administração das autarquias municipais de Belo Horizonte.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Na administração pública a forma de ingresso é através de concurso público sempre muito concorrido. O funcionário ingressa com várias expectativas, porém no decorrer do tempo nota-se que vários funcionários se acomodam e sua eficiência cai. Somente próximo ao período de avaliação de desempenho há uma preocupação com a eficiência e outros requisitos dos formulários.

A avaliação de desempenho é uma estrutura geralmente apontada por lei especifica de cada órgão, que busca medir o desempenho individual dos funcionários na organização, estabelece ainda parâmetros de comparação entre o desempenho do funcionário e o que esperado para a função de cada cargo, conforme citado por LOTTS (2002). E através dessa avaliação há um provimento horizontal na carreira, ou seja, há elevação dos salários. Como relatado em CHIAVENATO (2004) a avaliação de desempenho serve para “julgar ou estimar” valor.

Outro ponto relatado em CHIAVENATO (2004) é que a avaliação de desempenho contém meios de determinar e solucionar alguns problemas de desenvolvimento e melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários dentro das organizações.

Outro ponto que deve observar é a motivação do funcionário público estável, aquele que cumpriu o estágio probatório que geralmente é de 1095 dias, em continuar a ser eficiente sem nenhuma gratificação por isso. A motivação é ”uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo, ou que o predispõe, a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situação” (RODRIGUES, REIS NETO E FILHO, 2014). No dicionário online da língua portuguesa o significado da palavra motivação é reunião das razões pelas quais alguém age de certa forma; processo que dá origem a uma ação consciente; ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo: os elogios serviram de motivação para melhorar. A motivação gera uma força que contribui para a busca melhoria do trabalho individual dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com