TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA MONOPARENTAL DE CHEFIA FEMININA

Trabalho Universitário: FAMÍLIA MONOPARENTAL DE CHEFIA FEMININA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

MARIA SALETI DIAS

FAMÍLIA MONOPARENTAL DE CHEFIA FEMININA

Cornélio Procópio

2013

MARIA SALETI DIAS

FAMÍLIA MONOPARENTAL DE CHEFIA FEMININA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 2º semestre, para as disciplinas: Sociologia e Serviço Social; Ética, Política e Sociedade; Psicologia Social; Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II.

Profs: Adarly Rosana, Linéia Rampazzo, Márcia Bastos, e Sérgio Goes.

Cornélio Procópio

2013

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2DESENVOLVIMENTO...................................................................................5

2.1CONCEITO DE FAMÍLIA, E ORGANIZAÇÃO SOCIAL FAMILIAR.............5

2.2A FAMÍLIA MONOPARENTAL COM CHEFIA FEMININA..........................6

3CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................8

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS.................................................................9

1-INTRODUÇÃO

O tema família sempre foi alvo de discussão no decorrer da história, mas atualmente a situação tem merecido maior atenção, e intervenção de profissionais e especialistas no assunto. A família contemporânea brasileira é envolta por inúmeros desafios, e vários problemas fazem parte do seu dia a dia, como violência, desemprego, pobreza, drogas e outros. Tratar dessa temática é realmente um desafio, devido a questões complexas e realidades que se encontram em transformações. Por isso cada vez mais é preciso compreender como se estruturam as famílias, o que fazer para que estas estruturas não interfiram de forma negativa na vida dos familiares e na sociedade.

A importância da família no contexto da vida social se apresenta no art. 226 da Constituição Federal, e se ampara nas legislações específicas de Assistência Social – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e na própria Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Assim como para o Serviço Social, para todas as profissões o tema família é reconhecido, e a intervenção é constante, embora nem todas estejam preparadas para lidar com questões relativas às relações familiares, e com as transformações na estrutura familiar que ocorreu ao longo da história.

O desenvolvimento deste trabalho objetiva estimular o autor do trabalho, estudante em Serviço Social, a uma reflexão crítica e reflexiva a respeito do conceito de família, e suas estruturas, com enfoque na família monoparental de chefia feminina, seus problemas, e desafios, bem como suas consequências sociais. Além de possibilitar o aprofundamento de teorias discutidas no decorrer do semestre: Sociologia e Serviço Social; Ética, Política e Sociedade; Psicologia Social; Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1-CONCEITO DE FAMÍLIA, E ORGANIZAÇÃO SOCIAL FAMILIAR:

Na maioria das culturas considera-se família uma estrutura social formada por pessoas que apresentam grau de parentesco ou não entre si, e vivem na mesma casa constituindo um lar.

Por muitos anos a estrutura familiar existente era a convencional, representada por pai, mãe unidos ou não por matrimônio, e filho/filhos biológicos ou adotivos, que é o que se chama de família nuclear ou elementar. Mas com as alterações significativas resultantes de ações históricas e sociais, o conceito e organização da estrutura familiar mudou, constituindo novos arranjos familiares. Conforme Carloto (2005, p.3) sobre família :

É uma criação humana e social mutável, histórica, que se define e se transforma conforme a estrutura social dada. É uma instituição que decorre da organização da sociedade. Não só a família se modifica conforme a estrutura social dada, como a cada momento encontram-se diversas conformações de família dadas por rede de parentesco, habitação, grupo conjugal e outras.

Estrutura familiar consiste em “uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica e recorrente” (WHALEY e WONG, 1989; p. 21).

Há quatro tipos de estruturas familiares essenciais :

1- Família Tradicional: como já explicitada, é a nuclear ou elementar, que consiste de pai, mãe, filhos biológicos ou adotivos, e pode ser considerada a mais admirada e aceita ainda pela sociedade;

2- Família monoparental: consiste em uma família que apresenta apenas um pai, ou mãe, originada de mãe ou pai solteiros, divorciados, viúvos, adotivos, ou abandonados por um dos cônjuges, sendo a mais frequente de mãe solteira , em especial, adolescente, que despreparada, em sua maioria, para assumir este papel, apresenta dificuldades para criar o filho adequadamente, necessitando do apoio da família para tal;

3- Família extensa: representada por mais do que os pais e as crianças, outros membros da família também compõem este tipo de estrutura familiar, como primos, tios, avós, filhos adotivos. Às vezes as crianças são criadas pelos avós, por abandono ou morte dos pais, ou quando os mesmos não tem condições para isso. Este tipo de estrutura é bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com