TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme “O nome da Rosa” para a disciplina História econômica e geral do Brasil

Por:   •  28/8/2017  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

RESENHA DO FILME O NOME DA ROSA

SALVADOR
2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

VERENA LOIANE NOGUEIRA LIMA

RESENHA DO FILME O NOME DA ROSA

Resenha do Filme “O nome da Rosa” para a disciplina História econômica e geral do Brasil

SALVADOR
2017

O Nome da Rosa é um filme baseado no romance de Umberto Eco o qual foi lançado em 1980. Tem como Título Original: Der Name Der Rose; Tempo de Duração: 130 minutos; Ano de Lançamento (Alemanha): 1986; Direção: Jean-Jacques Annaud; Como contexto histórico o filme apresenta a Baixa Idade Média (século XI ao XV) a qual é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental

O filme conta a história da apuração de assassinatos em um monastério italiano, onde sete monges foram assassinados de forma incomum, no periodo de uma semana. Um monge franciscano, que anteriormente era um inquisitor, vai a este monastério para participar de um conclave que decidiria se a Igreja ofertaria uma parcela de suas riquezas; mas ao se deparar com o caso dos assassinatos, ele começa a investigar tal mistério juntamente com um discípulo.

O monge franciscano, anteriormente citado é alcunhado por Willian. Ele não acreditava que aquelas mortes ocorriam devido a fatos ligados a forças sobrenaturais, como acreditavam outros monges que relacionavam os tais sinistros à profecia apocaliptica; sendo Willian um representante cientifico, preferia buscar os fatos, e analisar as circunstâncias – mostrando que valoriza a racionalidade humana - usando os princípios lógicos. Essa visão, conflituva com a Igreja, que não permitia que as pessoas pusessem em duvida os dogmas estabelecidos por ela, por isso a instauração da Santa Inquisição representada no filme pelo Inquisidor Bernardo Gui ( cujo existiu de fato e foi considerado um dos mais perversos inquisidores).

Os crimes ocorridos no monastério giravam em torno da biblioteca, a qual representava a fonte de conhecimento que, para os monges, precisa ser salvaguardada, onde o acesso deveria ser restrito, pois existia ali um saber ainda específicamente pagão e que poderia prejudicar a doutrina cristã.  A igreja vetava que o conhecimento estivesse ao alcance de todos, exceto alguns escolhidos. Ao final do filme, Willian descobre que as mortes estão ligadas com o livro desaparecido de Aristóteles, cujo fala do riso como ferramenta da verdade, tendo este suas páginas adulteradas por um monge que detestava a comédia e via no riso uma formar de por deus em dúvida.

Contextuallizando para analise, o filme se passa na Itália, local onde surgiu o movimento Renascentista, que tratava-se de um movimento artístico, literário e científico ligado a buguesia, no Século XIV e se estendendo até o século XVII por toda Europa, dando início à Idade Moderna. É notório no filme o poder que a igreja católica apresentava na sociedade, e a perseguição violentaa quem se opunha ao cristianismo católico, principalmente com a criação da santa inquisição, punindo como crime os ditos herege. A violência característica da inquisição é de certa forma representada em uma cena onde um porco é abatido, enfatizando a crueldade com imagens de sangue e sofrimento do animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com