TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociologia ou Ciências Sociais surgiu com a necessidade de investigar e compreender os fenômenos sociais, o estudo da Sociologia refere-se a as relações da vida social que por sua vez interfere diretamente com a vida particular dos indivíduos.

O objetivo deste trabalho é identificar a problematização da exploração do meio ambiente, entender os conceitos de individuo, sociedade e cultura, e compreender a importância das Ciências Sociais para a sociedade.

2. CULTURA

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, sendo influenciado diariamente por novas maneiras de pensar e pelo desenvolvimento do ser humano, um mecanismo que passa por diversas modificações vindas de uma geração e passando para a geração seguinte, assim se transformando e adaptando outros aspectos para melhorar a vivencia a cada geração.

É relacionada a valores, costumes e tradições adquiridos não somente em família, como também na sociedade, no meio em que vive.

É influenciada por vários fatores e cada país tem a sua própria cultura, a nossa cultura, por exemplo,é marcada pela disposição e alegria.

Em ciências sociais a cultura é definida como um conjunto de ideias, símbolos, comportamentos, práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Na Sociologia o individuo só é humano por possuir cultura e só encontramos cultura nos seres humanos.

Ao julgar algo sobre determinada cultura estamos apresentando um ponto de vista do que é certo ou errado, bonito ou feio, melhor ou pior de acordo com a nossa própria cultura. No entanto, todas as culturas tendem ter uma  visão etnocêntrica, tendem a considerar seus hábitos, traços culturais, costumes e valores como melhores e superiores as outras culturas.

Portanto, cultura é um conjunto de saberes de vários indivíduos, compartilhados com uma sociedade. Os seres humanos aprendem as características da sua cultura por meio do processo de socialização.

3. INDIVÍDUO

Um individuo é uma pessoa entre varias que representa uma espécie, considerada isoladamente em relação a uma coletividade.

O conceito de individuo implica em muitas considerações no campo da lógica e da filosofia. Como exemplo um grupo de pessoas que andam pela rua, composto de três indivíduos, cada um deles tem um nome diferente e desconhecido, sendo assim não passam de três meros indivíduos.

Este grupo, no entanto, pode considerar-se como um em face de outros grupos de pessoas, segundo o contexto, pode-se falar de um grupo individual entre uma multidão de grupos.

Quando vamos fazer referencia a uma pessoa cujo nome e condição se desconhece a tratamos como individuo. De acordo com os principais sociólogos existem dois indivíduos, o individual onde a sua consciência é caracterizada pelos estados pessoais e sentimentais, e o social que representa a ordem intelectual e moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com