TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CO-GOVERNANÇA, GÊNERO E AQUICULTURA:(DES)IGUALDADES ENTRE AS MARISCADORAS “GALLEGAS” E AS MARICULTORAS CATARINENSES

Por:   •  27/11/2018  •  Bibliografia  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

CO-GOVERNANÇA, GÊNERO E AQUICULTURA:(DES)IGUALDADES ENTRE AS MARISCADORAS “GALLEGAS” E AS MARICULTORAS CATARINENSES

Neste estudo foi usado como enfoque central as interações públicas, os estudos científicos, e a luta coletiva entre as mulheres vinculadas ao cultivo de moluscos perante a gestão de recursos.

Durante o texto há uma comparação entre as atividades de cultivo de moluscos á pé na Galicia (localizada no Noroeste da Espanha) e no mar em Santa Catarina (localizada no sul do Brasil),desenvolvendo um debate sobre o papel das políticas públicas na gestão do patrimônio cultural e natural das sociedades. Sendo assim um ponto interessante mencionado no texto foi as bases descritas sobre o empoderamento das mariscadoras da Galicia e a inserção das mulheres na Maricultura Catarinense ao longo dos últimos anos.

Na Espanha as organizações de pescadores são conhecidas como “cofradías”. Como tudo começou?

Em Galicia tais aglomerações estavam direcionados principalmente pelas atividades extrativas de pesca, este quadro começou a mudar quando a atividade de mariscagem(moluscos,crustáceos entre outros) foram realizadas pelas mulheres para a sobrevivência, desta forma elas passaram a adquirir destaque nessa área, ou seja, já na década de 50,60 as Mariscadoras estabeleceram seus espaços nas atividades pesqueiras. Consequentemente mesmo tendo os conhecimentos necessários havia a necessidade de ter obrigatoriamente a chamada “carteira mariscadora”.

Em 1969,o governo lançou uma lei regulando a concessão e autorização de áreas de Marisqueiros. Porém em 1968 Hardin em sua teoria afirma o seguinte: “O que é de todos não é de ninguém” pelo fato de o número de Mariscadoras ser alto e o acesso a costa e aos recursos eram livres. Nos anos 90 entrou em vigor um sistema de licença chamado “permex”.O impacto desta nova normativa reduziu as mulheres no setor Marisqueiro, mas houve uma estabilidade no número de Mariscadoras nesta atividade, sendo o marco inicial de profissionalização.

O seguimento de empoderamento das Mariscadoras começou a ter força com o apoio decisivo de mulheres envolvidas na administração pública.Portanto, com está força as mulheres puderam ocupar cargos de direções nas confradías e liderar associações.

Agrupamentos foram criados por estas mulheres, e com elas pontos positivos para a soluções dos problemas foram adquiridos e abordados. E com isso, veio a melhorar a auto estima e a capacidade destas a efetuação das atividades, pois as mulheres se consideravam apenas donas de casas sem competência e sua inclusão nas confradías estava sendo mal vista pela sociedade.Logo,muitas adquiriram os melhores ingressos na área. Entendemos que, as realizações dessas atividades contribuíram para o fortalecimento da cultura pesqueira e valorização do potencial das mulheres neste ramo.

Como funcionava estes aspectos em Santa Catarina?

No Brasil no estado de Santa Catarina, o cultivo de moluscos marinhos( ostras e mexilhões) surgiu como fonte alternativa de renda para muitas famílias de pescadores .O cultivo de ostras em Santa Catarina teve início em 1983, através de pesquisas realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina. No entanto como o cultivo de moluscos já existia por produtores de pequeno e médio porte a participação destes pescadores foi fundamental para o desenvolvimento dos estudos.

Em 1989-1990 teve início ao cultivo de mexilhões para o estabelecimento comercial, e atualmente Santa Catarina é o maior produtor de mexilhões do país e da América latina. No estado, a produção de mexilhões não é só uma grande fonte de proteínas, como gera empregos.

Um ponto negativo é que infelizmente a falta de organização,coerência e bom senso dos indivíduos, o desenvolvimento da Maricultura em alguns lugares no estado não eram bem vistos pelos turistas, moradores, ambientalistas, banhistas entre outros. Geralmente os produtores catarinenses de mexilhões eram as próprias famílias, onde a presença da mulher recebia enfoque nas utilidades domésticas.

Como as mulheres eram inseridas nesse meio?

As mulheres tinham como função,além de cuidar da casa coletar pequenos organismos como (berbigões,tatuíras,mariscos entre outros) ,e responsáveis pela limpeza, descasque dos animais, cozimentos, ensacamento, quantos estes eram trazidos do mar. Infelizmente há um preconceito relacionado a presença das mulheres nas atividades pesqueiras. O texto descreve que “O meio marítimo é considerado pelos ex-pescadores, como espaço masculino e os meios de produção, são símbolos de masculinidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com