TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUARDA COMPARTILHADA: EVOLUÇÃO DA LEI DE IGUALDADE PARENTAL.

Por:   •  14/11/2015  •  Artigo  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ[pic 1]

ODETE DA SILVA SUSSUARANA

SÔNIA MARIA DA SILVA MONT’ALVERNE CANTO

GUARDA COMPARTILHADA: EVOLUÇÃO DA LEI DE IGUALDADE PARENTAL.

MACAPÁ

2015

ODETE DA SILVA SUSSUARANA[pic 2]

SÔNIA MARIA DA SILVA MONT’ALVERNE CANTO

GUARDA COMPARTILHADA: EVOLUÇÃO DA LEI DE IGUALDADE PARENTAL.

Artigo acadêmico submetido à disciplina Direito Civil V, do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá, como requisito para a obtenção de pontos complementares à AV1.

Professora: Doutora Mariana Margutti Contreras

MACAPÁ

2015

Sumário[pic 3]

1.        Introdução        

2.        Guarda Compartilhada.        

3.        A Lei 11.698 – Lei da Alienação Parental: A introdução do instituto “guarda compartilhada no ordenamento jurídico brasileiro        

4.        A Lei 13.058 – Lei da Igualdade Parental: A evolução do instituto “guarda compartilhada”.        

5.        Considerações finais        

REFERÊNCIAS        


Resumo[pic 4]

O presente trabalho tem como escopo compreender as alterações introduzidas pela Lei nº 13.058, chamada de Lei da Igualdade Parental, de 22 de dezembro de 2014, que estabelece o significado da expressão “guarda compartilhada”.  Neste aspecto, pretende-se analisar os caminhos que o ordenamento jurídico brasileiro positivou para iluminar as decisões que culminam com a efetiva proteção ao menor e ao incapaz quando é extinto o vínculo do casamento ou união estável, proporcionando aos pais, com a dissolução do vínculo familiar, o direito de conviver com os filhos.  

Palavras-chave: Civil. Direito de Família. Guarda Compartilhada.


  1. Introdução

O presente trabalho tem como tema a guarda compartilhada, instituto que foi positivado no ordenamento jurídico brasileiro com a promulgação da Lei nº 11.698, de 13 de junho de 2008, que inovou no Direito de Famílias alterando os artigos 1.583 e 1584 do Código Civil Brasileiro, com a transformação da guarda compartilhada em guarda legal.

Com as dificuldades enfrentadas pelos Tribunais em recomendar a guarda compartilhada nas ações de divórcio e alimentos, foi sancionada a Lei nº 13.058, de 22 de dezembro de 2014, que altera os artigos 1.583, 1584, 1585 e 1.634 do Código Civil Brasileiro, para estabelecer o significado da expressão “guarda compartilhada” e dispor sobre sua aplicação.

Temos, então, como objetivo geral analisar as alterações propostas pela nova Lei abordando as vantagens e desvantagens da aplicação do instituto “guarda compartilhada” para a efetiva proteção ao menor nos casos de dissolução do vínculo casamento ou união estável.

  1. Guarda Compartilhada.

Ao romper o convívio dos pais, a estrutura familiar se rompe, pois eles deixam de exercer em conjunto, as funções parentais e, neste caso surge a necessidade de redefinição de papéis, resultando uma divisão dos encargos.

Para Maria Berenice Dias (2015 p: 225),

O maior conhecimento do dinamismo das relações familiares fez vingar a guarda conjunta ou compartilhada, que assegura maior aproximação física e imediata dos filhos com ambos, mesmo quando cessado o vínculo de conjugalidade. Garante, de forma efetiva, a corresponsabilidade parental, a permanência da vinculação mais estrita e a ampla participação de ambos na formação e educação do filho, o que a simples visitação não dá espaço. O compartilhar da guarda dos filhos é o reflexo mais fiel do que se entende por poder familiar. Os fundamentos da guarda compartilhada são de ordem constitucional e psicológica, visando basicamente garantir o interesse da prole. Significa mais prerrogativas aos pais, fazendo com que estejam presentes de forma mais intensa na vida dos filhos.[1]

Nesse enfoque, compartilhar a guarda de um filho se refere à garantia que ele terá pais igualmente engajados no atendimento aos deveres inerentes ao poder familiar.

  1. A Lei 11.698 – Lei da Alienação Parental: A introdução do instituto “guarda compartilhada no ordenamento jurídico brasileiro

Para Elpídio Dinizetti (2013 p:1047), quando a sociedade conjugal ou união estável termina, ou quando os pais não vivem juntos, é necessário que se determine com quem permanecerá a guarda dos filhos menores e incapazes, e nesse enfoque

Historicamente, somente se discutia o tema com relação ao fim do casamento, e a guarda era atribuída ao cônjuge “inocente” – conceito discutido nos casos de desquite e de separação judicial. Posteriormente, houve alteração na matéria, mas a guarda continuava sendo predominantemente uni8lateral, cabendo ao outro o direito de visita.[2]

A partir do advento da Lei 11.698, a matéria ganhou nova disciplina e o Artigo 1583, § 1º, passou a vigorar com a seguinte redação:

 Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, § 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. (Grifo nosso)

Não obstante os esforços do legislador para disciplinar o instituto da guarda compartilhada, sua aplicação encontrou muitas dificuldades, principalmente nos casos de separação litigiosa, quando a “guarda” passou a ser um instrumento de barganha entre os litigantes em detrimento ao melhor interesse do menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com