TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING, ORIENTAÇÃO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO ENTRE COACHES

Por:   •  15/11/2019  •  Artigo  •  9.830 Palavras (40 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 40

COACHING, ORIENTAÇÃO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO ENTRE COACHES

COACHING, GUIDANCE AND INNOVATION FOR HUMAN DEVELOPMENT: A STUDY AMONG COACHES

Fernanda Schuwartz[1]

Daniele Hilgert Rafael[2]

RESUMO

Nesse mundo de transformações crescentes, é preciso inovar. O desenvolvimento de pessoas através do coaching representa oportunidades valiosas para o alcance de resultados. A busca por evolução para tornar as pessoas competitivas cria mecanismos que permitem a inovação contínua, entre eles o coaching um conhecimento que controla a vida pessoal e profissional para as pessoas sentirem mais capacidade e confiança para poder conhecer o outro, para liderar pessoas e gerir negócios. Este artigo tem como objetivo geral analisar o profissional de coaching identificando os benefícios que proporciona aos seus clientes, quanto aos objetivos específicos desta pesquisa, está em analisar e associar entre a teoria e a prática de coaching, onde se apresenta o processo do profissional coach, a carreira deste profissional, os desafios do coach no desenvolvimento do cliente e os benefícios trazidos pelo coaching. Com objetivo de ampliar conhecimentos sobre o método de coaching e sua aplicabilidade, foi realizada neste trabalho, uma pesquisa compreendendo uma análise qualitativa, através de questionário, com profissionais que atuam como coaches. Pode-se afirmar que a metodologia coaching apresenta-se como uma ferramenta importante que estimula o desenvolvimento das pessoas.

Palavras-chave: Coaching, desenvolvimento, pessoas, desafio, benefícios.

ABSTRACT

In this world with constant (increasing) transformations, it’s necessary to innovate. The development of people through coaching represents valuable opportunities to goal achievements. The quest for evolution in order to turn people competitive creates mechanisms which allow continuous innovation, among them, the coaching  knowledge which controls personal and professional lives allowing people to feel more capable and confident to get to know others, to lead and to manage business. This article’s main purpose is to analyze the coaching professional, identifying the benefits he brings to his clients. As to the specific purposes of this research, it seeks to analyze and associate theory vs. practice relationship in coaching, where it presents the process of the coaching professional, his career, the challenges during client development and the befits brought by coaching techniques. With the objective to widen knowledge about coaching method and its applicability, this paper does a research comprehending a qualitative analysis through a questionnaire, with professional coaches. It’s possible to affirm that coaching methodology presents itself as an important tool which stimulates people’s development.

Keywords: coaching, development, people, challenge, benefits.

INTRODUÇÃO

        Atualmente o mundo corporativo assume uma dinamicidade no qual emergem novas profissões, e os profissionais incorporam múltiplas atividades em um ambiente

onde a competitividade predomina. Essa pesquisa irá tratar do método coaching, que tem como finalidade orientar, planejar e gerenciar o futuro profissional para conquistar espaço no mercado e alcançar resultados pré-determinados, partindo de uma situação atual para uma situação desejada com foco nas realizações de metas e objetivos, poder decisivo na realização profissional, que está presente em grande parte do mundo entre executivos e organizações, sendo uma maneira de desenvolvimento com foco em competências com resultados de curto prazo.

        Através de técnicas e procedimentos, o profissional coach conduz o seu coachee (o cliente) ao desenvolvimento, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais, tudo isso, através de planejamento pessoal e profissional de curto, médio e longo prazo. O coach tem como tarefa capacitar outras pessoas, através de ferramentas conversacionais, para que se tornem melhores observadores de si mesmos e de seu mundo de relações, de forma que possam obter o máximo de rendimento de suas competências e habilidades.  

        O método de coaching é uma arte de ajudar as pessoas a fazerem aquilo que querem para que possam alcançar o que almejam e tornar-se aquilo que desejam ser. O coaching colabora com as pessoas, equipes e empresas, de forma que estes encurtem brechas para alcançar os objetivos, tanto pessoais como organizacionais. Assumir responsabilidade e poder, desenhar e implementar novas ações, são finalidades do coaching.        

        A proposta do estudo está em diagnosticar se uma profissão que prefere métodos de orientação, quebrando paradigmas e crenças, ajuda as pessoas a descobrirem o que as satisfaz, se orienta para a felicidade profissional deixando de lado as frustrações e se contribui para eficiência e eficácia. Para realizar este diagnóstico, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o profissional de coaching e identificar quais os benefícios que a sua atuação profissional proporciona aos seus clientes. Quanto aos objetivos específicos desta pesquisa, está em analisar e associar entre a teoria e a prática de coaching, onde se apresenta o processo do profissional coach, a carreira deste profissional, os desafios do coach no desenvolvimento do cliente e os benefícios trazidos pelo coaching. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada ocorreu através de fundamentação teórica associada a um questionário aplicado entre profissionais da área de coaching.

         O presente trabalho é composto por capítulos trazendo conceitos de competências e carreira, para assim, compreender e entender quais os principais desafios de um profissional que desenvolve e orienta pessoas. Será abordado referencial teórico como base deste estudo sobre a profissão e o profissional de coaching, além da análise e pesquisa com profissionais da área.

1 ENTENDENDO COACHING, COACH E COACHEE 

        De acordo com Dinsmore e Soares (2007), coach é uma palavra da língua inglesa com significado de técnico em modalidade esportiva que orienta, facilita, motiva, mas não joga, o profissional coach é facilitador que acredita na capacidade e realização do cliente. Conforme os autores Goldsmith, Lyons e Freas (2003), coach é uma palavra de origem francesa cujo significado é veículo para transportar pessoas de um lugar para outro. De acordo com a origem da palavra coach, pode-se deduzir que seu significado corresponde com a atribuição que é dada ao profissional que desenvolve seus clientes, analisando o fato de que a origem da palavra coach está ligada a transportar pessoas de um determinado local para outro, o profissional que exerce essa prática determina um ponto atual, a partida, e onde seu cliente deseja chegar, ou seja, ponto de chegada. Para Lages e O’Connor (2008), coach não é um mágico, mas um batalhador que envolve o cliente em dois caminhos: a liberdade de algo e a liberdade para fazer algo. Segundo ICF[3] (Internacional Coach Federation), coach é o profissional que faz coaching, é o papel que a pessoa assume quando se compromete a auxiliar alguém a atingir determinado resultado. Coach é o profissional contratado para orientar seu cliente no desenvolvimento de competências e habilidades.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.5 Kb)   pdf (354.7 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com