TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO IDENTIFICAR E SOLUCIONAR GARGALOS DA PRODUÇÃO

Por:   •  18/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 13

COMO IDENTIFICAR E SOLUCIONAR GARGALOS DA PRODUÇÃO

Alex Dias Bertassi1; Gustavo Henrique Pita Canabrava2; Weslley Carrasco Teixeira3

1,2,3 Discentes do Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil

Professor Dr. Ângelo Antônio Sadi4

4 Docente do Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário e Lins Unilins, Lins-SP, Brasil.

RESUMO

Diante do complexo cenário concorrencial vivenciado pelas organizações, analisar minuciosamente suas práticas em seus processos produtivos a fim de detectar gargalos existentes tornou-se tarefa essencial para a eficiente execução das operações, resultando na otimização de recursos, e por consequência, significativa redução de custos. É notável, que as organizações estão assumindo cada vez mais um maior compromisso com o aperfeiçoamento continuo de seus processos e eliminação de desperdícios, neste trabalho objetivou-se analisar o processo produtivo como um todo dentro das organizações produtivas. Verificou-se também que problemas no maquinário, perda de matérias e previsão de demanda podem causar gargalos na produção.

Palavras-Chave: Processo Produtivo. Gargalos de Produção. ProduçãoFabril.

ABSTRACT

Faced with the complex experienced competitive scenario for organizations, thoroughly analyze their practices in Your Production Processes an End to detect bottlenecks became essential -If task for efficient execution of operations, resulting in resource optimization, and therefore significant cost reduction. And Noteworthy, que how organizations are taking Increasingly A Greater Commitment to Continuous Improvement of Processes and YOUR WASTE disposal, this work aimed to analyze If the Production Process As A WHOLE Within the productive organizations. It has been found Also que problems without machinery, Materials Loss and demand forecasting

 CAN cause bottlenecks in production.

Keywords: Production Process. Bottlenecks Production. Manufacturing. Production

1 INTRODUÇÃO

O planejamento e as decisões em uma empresa, com relação a sua capacidade produtiva, devem sempre levar em consideração estratégias vitais, pois elas podem exercer reflexos importantes no desenvolvimento, crescimento e produtividade da organização.

Uma empresa que venha a possuir excessos na sua produção e que tenha uma demanda por seus produtos inferior a essa sua capacidade, poderá estar direcionando de forma equivocada os seus investimentos permanentes em instalações, máquinas e equipamentos, elaborando estratégias que prejudicam a sua produtividade.

Da mesma forma, uma empresa que possua uma capacidade produtiva menor do que a necessidade da demanda por seus produtos, estará utilizando linhas de ação equivocadas nos seus investimentos prejudicando também a produtividade. Nas duas situações o fator rentabilidade não está sendo devidamente otimizado, trazendo reflexos negativos e prejuízos.

Assim sendo este artigo direciona seus estudos no sentido de analisar e identificar possíveis situações que dão origem aos “gargalos produtivos” e seus impactos sobre a rentabilidade das empresas, aspecto de relevância para as empresas e que se identificados podem produzir informações imprescindíveis para a tomada de decisão.

Diante do exposto, verifica-se a grande necessidade de cada organização conhecer detalhadamente seu processo produtivo, a fim de facilitar a identificação de possíveis gargalos existentes no decorrer das operações, pois muitas organizações por não conhecerem os seus principais problemas, deixam de produzir eficientemente.

Conforme os processos produtivos eficientes têm forte influência sobre os aspectos de desempenho competitivo, por meio da fabricação de produtos sem erros, atendimento rápido ao consumidor, manter confiabilidade, oferecer produtos a preços que possam concorrer no mercado e flexibilidade para adaptar as mudanças

Na sua conclusão o artigo mostra a importância do assunto para as organizações e posiciona um alerta para que as ações e estratégias para os investimentos, sejam feitos através de estudos específicos da demanda e produtividade.

2 O QUE SÃO “GARGALOS PRODUTIVOS”

A produtividade de uma organização empresarial deve obedecer diretrizes e estudos de viabilidade econômica na sua linha de produção. Realizar ações sem parâmetros definidos pode trazer reflexos extremamente negativos para o desenvolvimento da organização e sua sobrevivência no mercado em que atua.

É importante acompanhar e identificar o que dificulta, atrasa ou prejudica a rotina das atividades produtiva, para que, uma vez identificados, possam ser solucionados, permitindo uma melhor utilização dos meios de produção existentes.

No contexto empresarial, esses aspectos negativos são identificados como “gargalos”, ou seja, qualquer recurso que venha limitar a capacidade de ação em atender as suas necessidades. O “gargalo” determina a capacidade da organização empresarial em controlar de forma eficaz o fluxo das suas necessidades de produção frente a sua demanda de mercado.

É fundamental que exista na rotina organizacional uma análise constante dos recursos existentes, comparando-os com a demanda do mercando e se encontrarmos nessa análise uma demanda maior do que a sua capacidade de produção, ou vice-versa, então teremos encontrado a existência de um “gargalo” que prejudica o processo produtivo.

A identificação de gargalos produtivos em empresas com maior ou menor capacidade produtiva é uma informação imprescindível para a tomada de decisão, pois são essas restrições que determinam o desempenho do sistema e, portanto, influenciam diretamente na lucratividade e na rentabilidade.

        

De acordo com Adeodato e Cabral (2005.p1)

Os gargalos nos sistemas produtivos, são obstáculos que restringem e determinam o desempenho e capacidade de obter maior rentabilidade, sendo que, é a etapa com menor capacidade produtiva, o que acarreta no impedimento da empresa em atender a demanda por seus produtos.

Identificar gargalos é um trabalho árduo, o que não acontece de um dia para o outro, no entanto algumas empresas têm o habito de manter procedimentos, sem apresentar mais a efetiva que demostra gargalos. Por fazer parte dessas atividades, pode ser uma boa forma de começar a identificar gargalos em seu processo produtivo. Os gargalos em um processo são um impasse, que cria barreiras para o alcance de metas e objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com