TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E GESTÃO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE PROJETO DA ÀREA DE REDE NA TIM BRASIL.

Por:   •  29/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

                            [pic 1]

Centro Universitário de Brasília

Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD

ELISA MARIA ALBUQUERQUE BEZERRA

COMUNICAÇÃO E GESTÃO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE PROJETO DA ÀREA DE REDE NA TIM BRASIL.

Brasília

2018

ELISA MARIA ALBUQUERQUE BEZERRA

COMUNICAÇÃO E GESTÃO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE PROJETO DA ÀREA DE REDE NA TIM BRASIL.

Projeto de trabalho acadêmico apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como uma das atividades programadas pelo módulo Metodologia Científica do curso Gestão Empreendedora em Projetos.

Orientador: Prof. Dr. Gilson Ciarallo

 

Brasília

2018


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        3

1.1 Problema        4

2 JUSTIFICATIVA        4

3 OBJETIVOS         4

3.1  Objetivo Geral         4

3.2 Objetivos Específicos         4

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

6 CRONOGRAMA        

7 REFERÊNCIAS         


1 APRESENTAÇÃO

O campo da comunicação é fundamental na sociedade contemporânea, uma vez que por meio dela se podem transmitir informações, fatos e ideias. Segundo Stoner e Freeman (1999, p. 389), comunicação é “o processo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através da transmissão de mensagens simbólicas”. Da mesma forma, no ambiente empresarial, os processos comunicacionais possuem um papel essencial nas atividades cotidianas.  

Com o advento da globalização, novas formas temporais, espaciais e de produção surgiram e consequentemente diferentes ferramentas de comunicação se fazem necessárias. Nos cenários atuais, as empresas devem pensar de uma forma global através dos instrumentos utilizados por ela, para falar e se fazer ouvir.

Devido à imensa quantidade de informação para execução dos trabalhos numa organização e à luta contra o tempo, diante da necessidade de estar em constante (re) produção, torna-se indispensável a utilização de um modelo de gerenciamento de projeto com o intuito de estabelecer um processo estruturado para lidar com os eventos apresentados no cotidiano de uma empresa.

Na esfera competitiva é essencial a capacidade de identificar as competências necessárias para manter e ganhar vantagem num mercado em constante mutação. Na área de tecnologia, isso se torna bastante evidente, uma vez que em pouco tempo inovações tecnológicas se tornam obsoletas.

Assim, com este trabalho busca-se apresentar a comunicação como elemento diferencial no sucesso de um projeto. De acordo com o PMI – Project Management Institute, gerenciamento das comunicações do projeto Inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada (PMBoK, 2017). O presente trabalho irá analisar e investigar como a comunicação entre gestores de projeto e equipe influenciam no clima organizacional e consequentemente no sucesso do projeto em execução.

1.1 Problema

Este trabalho procura responder a seguinte pergunta: Que ferramentas de comunicação e quais os impacto da utilização dessas pelos gestores de projeto e suas equipes no sucesso de um projeto?

2 JUSTIFICATIVA

Diversos autores apontam a comunicação como fator crítico para o gerenciamento de projetos. Segundo o PMI[1] (2017), os melhores gerentes de projeto gastam 90% do seu tempo comunicando-se. Logo, a compreensão e utilização correta do processo de comunicação são fundamentais para atingir excelência no gerenciamento de projeto. Dessa forma, a presente pesquisa faz-se necessária à compreensão do importante elemento gerencial que é a comunicação.

Além disso, é possível encontrar diversas pesquisas acerca deste tema nas áreas de marketing e administração. Entretanto, é perceptível a escassez de produções acadêmicas com enfoque em gestão.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Analisar a Importância das ferramentas de comunicação utilizadas pelos gestores da área de Rede da TIM Brasil no gerenciamento de projeto.

3.2 Objetivos específicos

3.2.1 Identificar as ferramentas de comunicação utilizadas para gerenciamento pelos gestores de Rede da TIM Brasil;

3.2.2 Analisar qual o impacto das ferramentas de comunicação no cotidiano das equipes de trabalho;

3.3.3 Elaborar um diagnostico acerca do processo de comunicação entre gestores e equipes da TIM Brasil.

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Entretanto, estes ajustes não têm sido satisfatórios e segundo Pimenta (2004) a perda de competitividade no mercado globalizado, conflitos internos, perda de tempo e qualidade de vida estão relacionados aos problemas de comunicação com os quais o gerente de projetos deve ficar atento. –

PIMENTA, R. B. XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2004. Comunicação Eficaz: Competência Gerencial Estratégica na Condução de Equipes de Projetos.

Segundo Karlof (1999) a história nos mostra que o desenvolvimento na área de negócios resume a influência de uma abordagem sistêmica envolvendo não só negócio, mas também recursos, conhecimento, pessoas e criação de valor, confirmada por Martin (MARTIN, 1996). -

KARLÖF, B. Conceitos Básicos de Administração – um guia conciso. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (374.5 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com