TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

Tese: CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

2 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja, dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações.Com base nesse conhecimento é absolutamente necessário o desenvolvimento de um ciclo administrativo coerente com os objetivos da empresa e com a realidade financeira da mesma.

Segundo Chiavenatto (2001), para a teoria neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração que Fayol definira no seu tempo,(prever, organizar, comandar, coordenar e controlar).De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização a direção e o controle como funções básicas do administrador. O pleno desempenho dessas quatro funções básicas constitui no chamado processo administrativo.

2.1 PLANEJAR

Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

Stoner (1999,p.5) diz que: "Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os plano que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que:"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los."

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade. Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano, ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.

Tipos:

• Planejamento Estratégico: é orientado a longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente.

• Planejamento Tático: é menos genérico e mais detalhado, sendo orientado à médio prazo.Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente.

• Planejamento Operacional: é orientado à curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com amplitude microorientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.

2.1.1ORGANIZAR

Organizar é o segundo passo do Processo de Administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações.

Para Stoner (1999) organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

Segundo Chiavenato (2000, p. 202) organizar consiste em:

“1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com