TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Tese  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade e a Administração atuam de forma complementar no Contexto Empresarial. Todas as organizações empresariais precisam de um gerenciamento das suas ações, para decidir os passos a serem seguidos em direção ao alcance de seus objetivos e metas.

Nesse contexto, a contabilidade tem a função de gerar dados e informações úteis para a gestão organizacional, no qual, auxiliará os administradores na tomada de decisão da empresa.

Ao decorrer deste estudo, serão abordados fatos sobre a administração e a contabilidade dentro do cenário empresarial, envolvendo seus conceitos e funções, e, além disso, sobre a atuação das empresas no mercado.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Henri Fayol foi o teórico que desenvolveu a Teoria Clássica, um movimento que surgiu na Europa e tinha com finalidade estudar os aspectos gerais da administração e as estruturas das empresas.

“Fayol encarava os problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo”. (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2005 apud KOETZ et al., 2013, p. 6).

Foram definidas por Fayol as seis funções básicas e comuns que podem ser encontradas em qualquer empresa.

Função técnica: relacionada diretamente com a produção de bens ou de serviços.

Função comercial: relacionada com a compra, venda e permutação de produtos ou suprimentos.

Função financeira: relacionada com a procura e gerência de capitais.

Função de segurança: relacionada com a proteção de bens e pessoas da empresa.

Função contábil: relacionada com registros, balanços e estatísticas.

Função administrativa: relacionada com a integração das outras cinco funções.

“Para que seja possível essa integração, a função administrativa tem atividades específicas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. (KOETZ et al., 2013, P. 7).

Ao longo do tempo, houve algumas mudanças nas atividades desenvolvidas pela função administrativa e, atualmente, consistem em planejamento, organização, direção e controle.

Planejamento – esta função visa prever, preparar, ações que buscam de uma melhor forma possível alcançar os objetivos e as metas da empresa futuramente. O planejamento abrange três níveis: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico relaciona-se com decisões tomadas na empresa de acordo com seus objetivos e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático atua-se com planos específicos em cada área da organização. No planejamento operacional todos os níveis se apóiam. São estabelecidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da empresa e com curtos prazos.

Organização – cabe a esta função coordenar, pôr em ordem, os recursos que serão utilizados para alcançar um objetivo da empresa.

Direção – está relacionada em como as pessoas serão guiadas, influenciando e motivando-as em suas atividades, para que possam obter o resultado esperado.

Controle – para o controle de uma organização é preciso ter observação, pois assim será possível averiguar se o desempenho realizado está de acordo com o planejado, podendo corrigi-los se necessário.

É importante ressaltar que:

A característica marcante da teoria clássica é seu enfoque prescritivo e normativo. Ela prescreve quais os elementos básicos da administração e quais os princípios gerais que o administrador deve utilizar para desenvolver suas atividades. (KOETZ et al., 2013, p. 7).

2.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio e, como sabemos, a contabilidade é de suma importância para as empresas, pois dependem das suas informações para o progresso desejado.

Mas o que é patrimônio?

No dizer de Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedades de alguém [...]”.

Segundo Ferreira (1994, p. 488) “é a parte jurídica e material da azienda”.

Para Costa (2009, p. 43-44):

Então o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da organização e explicar as alterações causadas pela administração na gestão dos recursos empresariais. (COSTA, 2009).

O patrimônio é composto por bens, direitos e obrigações.

BENS – tudo o que lhe pertence, aquilo que satisfaz uma necessidade. Sendo móvel ou imóvel e tangível ou intangível.

DIREITOS – São os haveres ou os créditos que a empresa tem a receber.

OBRIGAÇÕES – todos os valores, dívidas que a empresa tem a pagar.

A contabilidade tem como objetivo, controlar o patrimônio de uma entidade e fornecer informações aos seus usuários.

2.1.1 Fontes de Recursos

O patrimônio se apresenta de três formas: ativo, passivo e patrimônio líquido.

Ativo são os bens e direitos. Passivo são as dívidas e obrigações que a empresa possui com terceiros. E o patrimônio líquido representa a riqueza líquida da entidade, que também é chamado de capital próprio.

Os recursos de uma entidade são de origens internas e externas.

As origens internas são os capitais dos sócios da empresa. O capital social representa a aplicação inicial que os sócios investiram no negócio, ou seja, a primeira aplicação, ou durante a vida útil da empresa (aumentos de capital).

As origens externas são os capitais de terceiros, que representam recursos originários de terceiros, como fornecedores, credores, empréstimos, financiamentos, entre outros, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da empresa.

2.2 ANÁLISE DE MERCADO

“Mercado é o locus em que a demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com