TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 14

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância Contabilidade e suas Áreas de atuação. Para isso cabe a eles entenderem como funcionam as variáveis que controlam os aspectos relevantes na definição das fronteiras e como traduzi-los em elementos que possam ser utilizados pelas empresas na otimização de seus resultados.

A intenção deste trabalho é apresentar a Contabilidade e suas Áreas de atuação que cada vez mais cresce e proporciona um amplo mercado de trabalho e um leque de oportunidades.

A Contabilidade pode ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são as próprias funções do administrador.

Teórico que desenvolveu as funções administrativas, Henry Fayol foi o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, e mais tarde, às conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas, e em 1860 aos 19 anos, conforme Maximiano (2005), foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Maximiano (2005), salienta ainda, que Fayol passou toda sua vida nessa empresa, na qual fez a sua carreira, aposentando-se como diretor geral em 1918.

Nos últimos anos da sua vida, Fayol dedicou-se a divulgar princípios de administração, que baseavam - se em sua experiência.

Maximiniano (2005) discorre que Fayol, considera que à administração é uma atividade comum a todos empreendimentos humanos. Que sempre exige um grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria administrativa, que pudesse ser ensinada. Contudo Fayol criou e divulgou sua própria teoria, na qual dividiu em seis funções, dentre elas:

Função técnica - constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.

Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Função segurança – envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores, contra roubos, incêndios, inundações e acidentes, bem como contra greves e atentados;

Função contábil – são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas. Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas. A ela cabe revelar, a qualquer momento, a posição atual e o rumo que está sendo tomado pelos negócios, por meio da prestação de informações claras, objetivas e precisas sobre a situação econômica da empresa.

Função administrativa – caberia a essa função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras funções tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores. Essa tarefa caberia à função administrativa.

Fayol definiu os cinco elementos básicos do processo administrativos:

• Planejamento: é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

• Organização: é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;

• Direção: é dirigir e orientar o pessoal;

• Coordenação: é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;

• Controle: é verificar que tudo ocorra e acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Com uma visão mais orgânica das organizações e a determinação das funções administrativas, Fayol abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Podemos encontrar diversos entendimentos sobre o que é patrimônio, dentre eles:

É herança paterna, bens de família, complexo de bens materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o que mais pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica. (FERREIRA, 1994, p. 488)

Já no pensamento de Padoveze:

Patrimônio é um conjunto de riquezas de propriedade de alguém[...]. (PADOVEZE 2000, p. 36)

No entendimento de um terceiro autor patrimônio pode ser definido como:

Conjunto de bens e riquezas pertencentes a uma pessoa ou empresa. (Marion, 2002, p.89)

Para a contabilidade patrimônio pode ser definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Os bens é a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. Os direitos para ser transformados em dinheiro dependem de um terceiro, o devedor. As obrigações são oriundas do funcionamento, financiamento e fornecimento, a empresa normalmente assume uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com