TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Para entender o conceito da administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.

Segundo Chiavenato (2004), Fayol definiu que o ato administrativo consiste nas funções de Prever (planejar), organizar, comandar, coordenar, e controlar. Essas funções são atribuídas com competências diferenciadas para os diferentes níveis de organização que são: estratégico, tático e operacional. Todos esses elementos da Administração constituem o chamado Processo, que sintetizam as principais responsabilidades do gestor e ajudam a compreender seu papel em uma organização. Fayol definiu cada um dos seus componentes descrito anteriormente como:

• Prever (Planejar): Visualizar o futuro e traçar o programa de ação (CHIAVENATO, 2004).

• Organizar: Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento (MAXIMINIANO, 2005).

• Comando: Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade (FAYOL, 1989).

• Coordenação: Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).

• Controle: Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens (CHIAVENATO, 2004).

TEÓRICO QUE DESENVOLVEU:

Henry Fayol nos últimos anos de sua vida dedicou-se a divulgar princípios de administração, que baseavam - se em sua experiência como administrador. Ele foi o fundador do Centro de Estudo Administrativo, passou a coordenar reuniões semanais das quais participavam importantes indústrias, governantes, filósofos e militares.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABN-UAJ/hanry-fayol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com