TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Seminário: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle, essas funções são essencial para um bom desenvolvimento dos negócios de uma empresa.

PLANEJAMENTO consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos.

ORGANIZAÇÃO é preparar processos a fim de obter os resultados planejados.

DIREÇÃO, neste procedimento decisões é necessária, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados.

CONTROLE, processo administrativo onde é possível visualizar todo o processo de planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes.

2.1.1 Teoria de Desenvolvimento

Teórico que desenvolveu: Um dos primeiros teóricos da administração foi Taylor,um engenheiro, que se preocupou em estudar os tempos e os movimentos padronizando e racionalizando os movimentos dos operários na linha de produção. Ele teve alguns seguidores como Ford, Fayol, Max Weber que desenvolveram as teorias ligadas a Abordagem Estrutural.

De acordo com a teoria de Taylor considerava-se que o trabalho do ser humano não era considerado em seus estudos, sendo seu foco sempre na tecnologia dos processos, seu estudo foi realizado em uma época propicia onde a mão de obra era desqualificada, farta e barata. Sua principal fonte de inspiração era a máxima eficiência produtiva visando a empresa e não o trabalhador.(chiavenato,2000).

A teoria de Fayol também teve grande influencia na teoria de administração pois suas teorias concentrou-se nos elementos da administração superior das organizações que contribui para a adesão aos principais administradores definidos na visão da universalidade que para ele o gerenciamento nas organizações poderia ser ensinado com base no pensamento administrativo geral e as funções de uma empresa que segundo ele eram básicas. (chiavenato, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com