TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  23/10/2018  •  Artigo  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este Trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar a importância de se gerir pessoas, bem como o cuidado que tem que ter em se contratar, treinar e acima de tudo em estabelecer e preservar uma boa convivência.

Também será abordado o modelo de gestão que a empresa Retoque: de empresa familiar à Holding familiar. Utiliza, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

Ainda será foco deste trabalho a sugestão de melhores estratégias que o gestor possa utilizar na organização para obter o alcance das metas e preservar a boa imagem que uma organização tem que obter para o seu sucesso.

  1. CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS

Sobre Gestão de pessoas, Chiavenato C (2005) ensina:

A gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada- para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. (p.10).

O professor CHIAVENATO nos diz que:

a mudança organizacional passa a ser um imperativo para que a empresa possa ser bem–sucedida. Implementar e liderar um processo de mudança organizacional é tarefa fundamental do administrador, a começar pelo executivo principal da empresa.È qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente.(p.79)

Confome o mesmo autor, as mudanças são essenciais para a sobrevivência da empresa a curto e longo prazo, pois elas alicerçam os processos e deixa a empresa com foco bem definido. Planejada ou não, as mudanças têm que ser bem administradas pelos profissionais para que eles possam retransmitir a equipe o conceito e o equilíbrio do hoje com a necessidade do amanhã.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

  1. PLANO DE CARREIRA

Treinamento e desenvolvimento são dois canais de crescimento do profissional. Treinamento é agregar aprendizagem para o colaborador. Trata-se de um processo de curto prazo, que tem como objetivo a aquisição de uma competência específica, orientado para o presente tem como foco o desempenho imediato do cargo. Já o desenvolvimento, é um processo mais amplo, que envolve o aperfeiçoamento profissional — aliado com a potencialização de competências pessoais. Orientado para o futuro, tem como foco a carreira.

[pic 4]

As normas regulamentadoras, NRs, da construção civil são leis cujo principal objetivo é a preservação da saúde e segurança.

1) Algumas NRs que são relacionadas a construção civil, estabelecem :

  • habilitação e ao registro dos profissionais que irão compor esse serviço;
  • eleição de representantes para a comissão tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores;
  • equipamentos de proteção individual (EPIs) que as empresas são obrigadas a fornecer a seus empregados;
  • elaboração e implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  • padrões em edificações e obras da construção civil e estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nesses locais.
  • implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
  • medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores;
  • combater várias doenças do trabalho desenvolvidas a partir de exposição de colaboradores a riscos ergonômicos.
  • requisitos mínimos para proteção de trabalhos em altura.

2) Cinco medidas de prevenção podem ser retiradas das NRs supracitadas.

  1. Os principais EPis utilizados na construção civil Abafador de Ruído , Avental de Raspa, Capacete de Segurança, Calçado de Segurança, Cinto de Segurança.
  2. Atividade executada acima de dois metros do nível inferior, nas NRs, que estabelece requisitos mínimos para proteção.
  3. instalação elétrica deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área.
  4. Criação de uma  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  5. Implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Planejamento da empresa

É muito importante que as empresas que vislumbram crescimento e lucro invistam em uma gestão moderna e automatizada. Quer são os benefícios e características essenciais que devem estar presentes em um sistema para loja de materiais de construção.

Ao adotar esse tipo de solução tecnológica, seu estabelecimento aumenta a eficiência e a lucratividade, tornando o negócio mais produtivo e rentável. E há inúmeros benefícios, como simplificação de processos, logística e contabilidades integradas, vendas em dispositivos móveis, fluxo de caixa, DRE, entre outros. Contudo, para que isso seja possível, é necessário escolher o software mais adequado.

Qual é a vantagem da implementação de um sistema de gestão no setor de material de construção.

Com um sistema de gestão, o administrador tem muito mais controle das informações para tomar decisões rapidamente. As dúvidas sobre a situação real da empresa vão embora, pois você passa a ter relatórios, acompanhamentos e comparativos. Dessa maneira, fica fácil saber se a gestão da empresa está caminhando dentro do previsto ou se é hora de mudar o rumo.

Além disso, um sistema para lojas de materiais de construção permite automatizar processos que, manualmente, seriam muito lentos. Por exemplo: se ao realizar uma venda o funcionário precisa escrever tudo no papel, ele fica sujeito a erros, esquecimentos ou até problemas de caligrafia.

Até mesmo a precificação se torna mais prática e ágil. Se tem milhares de itens, como definir o preço de cada produto Como controlar quantas vendas foram realizadas qual preço foi pago na última compra e qual é o estoque disponível  que é possível realizar uma venda grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (301.2 Kb)   docx (173.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com