TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Trabalho acadêmico: CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1 CONCEITOS DE FUNCÇÕES ADMINISTRATIVAS.............................................4

2.1.1 Teórico que desenvolveu....................................................................................4

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo..........................................................5

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO...............................................................................5

2.2.1 Autores...............................................................................................................6

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS..................................................................7

2.3.1 Capital Social e Capital de Terceiros..................................................................7

2.4 ANÁLISE DE MERCADO.......................................................................................9

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO...........................................9

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO............................................................................13

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL.................................................................................15

CONCLUSÃO............................................................................................................16

REFERÊNCIAS.........................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

No passado, a Contabilidade sempre serviu para registrar os atos e fatos ocorridos na empresa, contando o que aconteceu no passado, não se preocupando com informações gerenciais que são estratégicas para a tomada de decisões do dia-a-dia. Antigamente, os registros fiscais e patrimoniais monopolizavam o interesse do contador. Hoje em dia temos muitas vantagens em podermos contar com a tecnologia ao favor da informação para melhoria dos apuramentos dos fatos, e com parcerias de serviços que ajudam uns aos outros como o direito em contabilidade com leis e fornecimento de conteúdos para um melhor profissional no ramo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNCÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1.1 Teórico que desenvolveu

Segundo Kwasnicka (2006), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. Portanto, não se encontra restrito a fábricas, hospitais, lojas, escolas, mas compõe qualquer atividade formalmente estruturada, que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrições ambientais, entre outros. A administração, trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, que envolve recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, para a obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou uma área, independentemente de sua ordem de grandeza.

O desenvolvimento das idéias e teorias acerca da administração somente saiu do estágio letárgico a partir do início do século XX, principalmente com o advento da revolução industrial.

A teoria geral da administração não é composta de somente uma teoria administrativa, mais de várias. Cada uma das principais teorias administrativas procurou enfatizar ou privilegiar uma das cinco variáveis, a seguir: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. Segundo Chiavenato (2000, p. 8), a teoria geral da administração iniciou-se com chamada “ênfase nas tarefas” (racionalização do trabalho no nível operacional), com a administração científica de Taylor.

Em seguida veio a preocupação básica com a “ênfase na estrutura”, com a teoria clássica de Fayol (organização formal; princípios gerais da administração) e com a teoria da burocracia de Weber (organização formal burocrática; racionalidade organizacional), seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista (múltipla abordagem: organização formal e informal; análise intra-organizacional e análise inter-organizacional).

A “ênfase nas pessoas” veio com a reação humanística, por meio da teoria das relações humanas (organização informal; motivação; liderança; comunicações e dinâmica de grupo), a qual, mais tarde, foi desenvolvida pela teoria comportamental (estilos de administração; teoria das decisões; integração dos objetivos organizacionais e individuais) e pela teoria do desenvolvimento organizacional (mudança organizacional planejada; abordagem de sistema aberto).

A “ênfase no ambiente” surgiu com a teoria dos sistemas (análise intra-organizacional e análise ambiental; abordagem de sistema aberto), sendo completada pela teoria da contingência (análise ambiental – imperativo ambiental; abordagem de sistema aberto), que, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia (administração da tecnologia – imperativo tecnológico).

2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo

A história da administração iniciou-se em um tempo distante, mais precisamente no ano 5.000 a.C, na suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a igreja católica romana e as organizações militares.

Nos dias atuais a administração é imprescindível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com