TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS ESTATÍSTICOS E FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 18

WEBAULA 2

Qualidade e Projetos Conceitos Introdutórios

CONCEITOS ESTATÍSTICOS E FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Na visão da gestão por projetos dados e levantamentos devem orientar as decisões futuras. Na prática, os modelos baseados em dados estatísticos ajudam a compreender a natureza das alterações e a evolução das ações realizadas por determinado processo, ou projeto. O aumento da eficiência na gestão desses processos e também dos projetos, de uma maneira geral, representa a soma dos pequenos ajustes necessários para reduzir variações e oscilações no resultado final. Como gestor de projeto, esse conjunto de ação deve ser voltado para melhoria contínua e baseado na identificação das causas dos problemas, projetando, ou melhorando sistemas com menor variabilidade e melhor nível de controle e risco.

Para medir variações precisamos definir métricas. Uma métrica é uma definição operacional que descreve, em termos muito específicos, o que é alguma coisa e como ela será medida pelo processo de controle da qualidade.

Uma medição é um valor real, ou aproximado de apenas um elemento. Por exemplo, não é suficiente dizer que alguém que cumpri as datas planejadas do cronograma tornou-se uma pessoa eficiente, ou que somente um indicador de desempenho do projeto torne-se suficiente para medir o desempenho final de um projeto ou a qualidade do trabalho entregue ao cliente.

Estatística de controle de qualidade são termos usados para descrever o conjunto de estatísticas, ferramentas desenvolvidas por profissionais de qualidade. Esse controle estatístico da qualidade pode ser dividido em três grandes categorias:

  1. As estatísticas descritivas são usadas para descrever as características de qualidade e relacionamentos. Incluem-se as estatísticas, como a média, desvio padrão, intervalos.
  2. Controle estatístico de processo envolve inspecionar uma amostra aleatória da saída de um processo e de analisar se a produção está na faixa de aceitação, ou no intervalo pré-determinado. Nessas ações a analise estatística ajuda a identificar se o processo está funcionando corretamente, ou não.
  3. Amostragem de aceitação é o processo de inspeção de uma amostra aleatória de produtos e destinados a aceitação, ou não da totalidade dos resultados. Aceitação por amostragem determina se um lote de mercadorias deve ser aceito, ou rejeitado.

Como vimos até agora, as variações no processo de produção podem indicar riscos, ou defeitos de qualidade, falta de consistência do produto final. A Intel Corporation, a maior do mundo e a mais lucrativa fabricante de microprocessadores, entende tal regra. Por isso, a Intel tem implementado um programa que chama de "cópia exata" em todas as suas instalações de produção. A ideia é que, independentemente do local da fábrica, ou da planta de produção, os produtos serão feitos exatamente da mesma maneira. Isto significa padronizar o equipamento, o material, e o sistema de trabalho executando as tarefas na mesma ordem. O nível de detalhe com que se pretende atuar nesse conceito é complexo, principalmente pelas condições ambientais e também pela necessidade de padronização dos serviços e produtos dos fornecedores espalhados. A American Society for Quality(www.asq.org) Divisão de Estatística sugere a seguinte relação entre qualidade e estatística.

Pensar em estatística e qualidade representa uma filosofia de aprendizagem e ação com base no seguindo princípios fundamentais:

• Todo o trabalho ocorre em um sistema de processos interligados;

• Variação existe em todos os processos;

• Compreender e redução da variação são as chaves para o sucesso da gestão sistêmica.

00:00

00:00

VÍDEO AULA 4

Lembre-se, em termos de qualidade, tudo que é fabricado, ou produzido em termos de serviços deve ser considerado como um processo. E isso significa que sempre ocorrerá um nível de variação na saída. A variação dos processos de produção podem ocorrer por erro na regulagem das máquinas, materiais e métodos, medidas, pessoas e ambiente organizacional, além de outros fatores que interferem no sistema de produção. Na prestação de serviços as variações podem estar atreladas principalmente ao fator humanos, disponibilidades de recursos e tecnologias .

Como você já deve saber em processos de negócios, as pessoas contribuem muito para o resultado final. Veja alguns exemplos dos principais problemas encontrados em um projeto segundo  o consultor Acílio Marinello: (os cinco erros comuns que estão na raiz de muitos destes problemas são:

1. Definição e planejamento inadequado do projeto;

2. As práticas do gerenciamento inadequado de mudanças do escopo;

3. Não gerenciar o plano de trabalho (workplan);

4. A comunicação inadequada do projeto;

5. A falta de um bom gerenciamento da qualidade.

Aplicando o que estudamos até agora, podemos visualizar um exemplo de variação. Imagine uma pequena falha na estrutura de um carro e riscos existentes em erro de identificação da segurança nesse projeto. Ainda como exercício, pense na quantidade de variações e falhas que acontecerão se uma montadora resolvesse desenvolver dois projetos iguais sem respeitar as diferenças e variações dos fornecedores em países diferentes. Serão percebidas alterações nos custos, no ambiente, na qualidade dos serviços entre outros fatores. Como podemos perceber, existem variações naturais que afetam o resultado final do produto, ou serviço. A diferença do ambiente, a gestão de processos e estrutura de custos levarão a alterações significativas nos preços e resultados desses projetos.

CONTROLE DA QUALIDADE

O controle da qualidade analisa e monitora resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade e nível de relevância. O controle de qualidade é utilizado como ferramenta para eliminar as causas de resultados insatisfatórios. Lembre: se que toda ação de controle deve ser executada ao longo e paralelamente ao desenvolvimento do projeto.

A abordagem geral para controle da qualidade é relativamente simples de entender. Os passos envolvem métricas de qualidade. Alguns exemplos de métricas de qualidade incluem densidade de defeitos, taxa de falhas, disponibilidade, confiabilidade e cobertura do teste baseadas na extração de  amostras de uma determinada fase do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (359.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com