TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Conceito De Gestão De Qualidade

Exames: Resumo De Conceito De Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de gestão da qualidade pode ser definido como qualquer atividade coordenada para dirigir, controlar no sentido de manter os padrões de produção ou prestação de serviço, com objetivo de garantir a qualidade e a satisfação do cliente ou ainda, a superação de suas expectativas. Mais a gestão da qualidade surgiu há muito tempo, iniciou com os artesãos que desempenhavam todo o gerenciamento de processos, o controle; desde compra da matéria prima, ao desenvolvimento do produto até a venda e a pós venda, o artesão era responsável pela qualidade, pois detinham o domínio completo do ciclo de produção.

Hoje nas organizações a busca pela qualidade é muito grande com isso foi criados sistemas, metodologia, ferramentas no processo de melhoria da qualidade, ou seja, ferramentas que permitem as empresas a manter os produtos similares uns aos outros, sempre mantendo a qualidade em primeiro lugar.

O Sistema de gestão de qualidade oferece muitos benefícios para empresas, aumento da satisfação e lealdade dos cliente; redução dos custos operacionais; melhoria na transparência de conhecimento dentro da empresa dentre outras.

Para conduzir e operar com sucesso as organizações oito princípios foram identificado na busca da melhoria do seu desempenho e forma a base do Sistema de gestão integrada:

Foco no Cliente: é necessário que as empresas entendam seus clientes e procure sempre satisfazer suas necessidades, sempre buscando exceder suas expectativas, pois as mesmas dependem do cliente.

Liderança: Procura sempre manter um rumo da empresa, ou seja, um ambiente interno no qual os colaboradores envolva no proposito de atingir o objetivo das empresas.

Envolvimento de pessoas: é muito importante o envolvimento de pessoas para que suas habilidades sejam usadas em benefício das empresas, o conhecimento dos colaboradores é um fator considerado nas organizações.

Abordagem do processo: são os resultado alcançado quando as atividades das empresas são gerenciado como um processo.

Abordagem sistêmica para a gestão: identificar, entender e gerencias os processos Inter- relacionados com um sistema da empresa, contribuindo assim para o alcance dos objetivos.

Melhoria continua: para que as organizações consiga manter a qualidade de seus produtos e necessário que mantenha o foco sempre na melhoria continua de sus processos.

Abordagem factual na tomada de decisão: todas as decisão tomada dentro de sistema de qualidade deve ser tomada com base em fatos, dados concretos, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento.

Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: as organizações devem buscar relacionamento com seus fornecedores através de parcerias, estratégicas, de alianças e respeito mutuo, pois o trabalho em conjunto facilitará na criação de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com