TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO O SEU PROJETO (APAGAR ANTES DE ENTREGAR A VERSÃO FINAL)

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

MODELO de PROJETO  

 

CONSTRUINDO O SEU PROJETO (APAGAR ANTES DE ENTREGAR A VERSÃO FINAL)

INTEGRANTES DA EQUIPE

Nome do aluno 1 Matrícula

Nome do aluno 2 Matrícula

Nome do aluno 3 Matrícula

Nome do aluno 4 Matrícula

Nome do aluno 5 Matrícula

Nome do aluno 6 Matrícula

Nome do aluno 7 Matrícula

Nome do aluno 8 Matrícula

NOME DO PROJETO

Subtítulo (se houver)

CIDADE, 2020


Prezado discente, (REMOVER ESSA PÁGINA ANTES DE ENTREGAR A VERSÃO FINAL)

Seja bem-vindo ao Modelo de Projeto! Este material irá guiá-lo em todo o seu projeto daqui para frente.

Pensar numa oportunidade ou ideia e colocá-la no papel é algo muito importante, principalmente quando se sabe que o nível de detalhamento e de tempo disponíveis para completar esse material é o que futuramente irá medir o nível de qualidade do seu projeto e determinar a sua avaliação na disciplina PROJETO.

No decorrer desse documento, você notará que utilizaremos alguns exemplos no intuito de facilitar a sua interpretação sobre como completar os campos determinados.    

Ressaltamos que na disciplina PROJETO você tem como objetivo:

  • Criar soluções para problemas concretos;
  • Aplicar saberes técnico-profissionais na solução de problemas, na superação de conflitos e na tomada de decisão, demonstrando postura profissional ética e cidadã
  • Criar estratégias que mobilizem pessoas e recursos para o alcance de resultados em diferentes contextos sociais e da prática profissional delegando tarefas e responsabilidades.
  • Atuar em equipe, partilhando liderança de forma profissional, cooperativa e construtiva.
  • Comunicar-se com clareza e objetividade, utilizando os recursos da linguagem escrita e verbal e das tecnologias da informação
  • Responder aos desafios pessoais, profissionais e da coletividade de forma proativa e crítica, atuando com base na visão sistêmica de oportunidades e ameaças.

Dessa forma, desejamos para você muito sucesso nessa empreitada! E te damos uma dica: “conte sempre com o apoio do professor em todo esse processo de construção do seu projeto”.

Bom Projeto!

Professor Rafael Deolindo

Coordenador dos Cursos de Gestão da UNIGRANRIO


SUMÁRIO

1. Conceitos chaves para a construção do projeto.......................................................................3

2. Dados do projeto.....................................................................................................................5

3. Caracterização operacional do projeto...................................................................................17

4. Evidências..............................................................................................................................22


1. CONCEITOS CHAVES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETO

1.1.  O que é ser empreendedor?

“Ser empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada”. (Fonte: SEBRAE)

1.2.  Porque é importante planejar?

Há a necessidade de planejamento para que o projeto tenha mais possibilidade de atingir os seus objetivos. Sem planejamento a tendência de tudo é o caos.

1.3.  O que é um projeto?

Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, a fim de alcançar objetivos específicos considerando o orçamento e tempo a ser empenhado. (Fonte: ONU).

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de tudo, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES.

1.4. Quais tipos de projetos eu posso desenvolver? 

Divididos em grupos definidos por critérios adotados pelo docente, os alunos deverão desenvolver ao longo da disciplina um portfólio de soluções para problemas de empresas reais que envolvam a aplicação prática de ferramentas da área de gestão como KPIs, Diagrama de Ishikawa, Matriz GUT, Fluxogramas, Cartas ou gráficos de Controle, PDCA, Diagrama de Pareto ou Análise SWOT.

1.5. Reflexões para a construção do projeto

  • O que o projeto pretende?
  • Como está estruturado o cenário local em que esse projeto se insere?
  • Como é desenvolvida a área de atuação do meu projeto nesta localidade?
  • Que insumos seriam necessários para o desenvolvimento do meu projeto na perspectiva da transformação (educação, capacitação, articulação com outras redes, etc.)?
  • Que etapas são necessárias para que meu projeto alcance seu objetivo máximo?
  • O que cada etapa oferece como resultado?
  • Em que cadeia produtiva se insere meu projeto?


2. DADOS DO PROJETO

2.1. Nome do Projeto (ITEM OBRIGATÓRIO)

Se já existir, escrever o nome. Se não estiver definido ainda, tente propor nomes para ele, que qualifiquem o projeto em si. (Utilize a técnica do brainstorming ou outra que mais se adeque para este fim)

   

2.2. Contexto (ITEM OBRIGATÓRIO)

Descrever a realidade em que o projeto será desenvolvido.

     

   

 

2.3. Objetivo Geral e específicos (ITEM OBRIGATÓRIO)

Deve-se descrever o objetivo geral e os específicos do projeto. 

Ex: O projeto tem o intuito de gerar renda para os participantes e desenvolver capacitações técnicas para todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com