TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Administração Projeto De Extensão - Relatório Final

Por:   •  19/2/2024  •  Projeto de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DADOS DO ALUNO:[pic 2][pic 3]

Aluno: [Nome completo]

Aline Carvalho

RA: [Número do RA do aluno]

29612596

POLO / UNIDADE:

Cuiabá -MT

CURSO:

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

COMPONENTE CURRICULAR:

PROJETO DE EXTENSÃO I - ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA DE EXTENSÃO:

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A realização de atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.

COMPETÊNCIAS:

I - Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;

II - Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;

III - Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.

PERFIL DO EGRESSO:

O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar.

CONTEÚDOS:

I - Sociologia, ética e direitos humanos;

II - Teorias da administração;

III - Comportamento organizacional.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

RELATÓRIO FINAL:[pic 4][pic 5]

Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.

Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS[pic 6][pic 7]

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

Objetivo 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

7.2 – Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energia renovável na matriz energética global.

Local de realização da atividade extensionista:

A realização deste projeto esteve voltada para a Toniolo Busnello S.A, a qual tem por meta adquirir energia renovável, sendo está uma alternativa para a prática da sustentabilidade.

Durante a ação:

Atualmente há disponível no mercado, empresas preocupadas com questões ambientais, nesse sentido compreende-se o quanto é importante para as ONG buscar inovações, as quais tendem a trazer resultado a curto, médio ou longo prazo, principalmente quando se trata do comportamento organizacional frente a área administrativa.

Nesse sentido, convém mencionar que a realização deste projeto ocorreu durante um dia corrido, ou seja, teve uma duração de 08 horas. Para sua realização fez-se necessária a participação de 01 (um) Administrador, 01 (um) Gestor Público e 01 (um) Assistente Social. Ao realizar este projeto os sujeitos envolvidos puderam colocar suas perspectivas frente aos benefícios a ser adquiridos.

Todavia, no primeiro momento foi realizado uma abordagem referente ao “Comportamento Organizacional”, visando assim compreender o pensamento dos funcionários destas empresas, tendo em vista que os mesmos contribuem para o alcance das metas.

No segundo momento fez-se um levantamento voltado para o comportamento e a relação dos funcionários, assim como buscou esclarecer informações relacionadas a implementação de energia renovável, tendo em vista que a referida ONG trabalha em prol do bem da sociedade.

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:

Ao realizar este projeto pode-se mencionar que o mesmo ocorreu conforme o planejado, assim sendo possível afirmar que não houve necessidade de realizar mudanças.

Resultado da ação:

Por meio da realização deste projeto pode-se observar que a empresa busca ofertar a população serviços de qualidade, assim como visa trabalhar de encontro com a sustentabilidade, visto a necessidade de a sociedade em geral cuidar do meio ambiente. Nesse sentido, salienta-se que os resultados obtidos foram de encontro com a perspectivas do gestor, pois os sujeitos envolvidos obtiveram informações voltadas para o comportamento organizacional, assim como para a proposta da energia renovável.

Conclusão:

Com a realização deste projeto foi possível concluir que as metas estabelecidas estão voltadas para a proposta de inovação da ONG, a qual visa trabalhar em prol de energia renovável, contribuindo para a sustentabilidade. Assim, espera-se que novas ações possam ser realizadas possibilitando a aquisição de novos conhecimentos. 

Depoimentos (se houver):

De acordo com as informações adquiridas junto ao Administrador participante deste projeto, é cabível mencionar que a realização deste projeto ocorreu em um momento oportuno, tendo em vista que a ONG está iniciando o projeto de energia renovável, o qual é importante aprofundar os conhecimentos de sua equipe, para que os mesmos sejam conhecedores da importância do comportamento organizacional, ou seja, a relação no ambiente de trabalho, haja vista a importância da construção de uma boa comunicação.

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:[pic 8][pic 9]

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.

Questões norteadoras:

  1. Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
  2. Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
  3. Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.

É importante mencionar que o comportamento organizacional está voltado para a análise humana, ou seja, para suas atitudes e ações realizadas, as quais estão presente dentro de qualquer ONG, haja vista que as ações humanas ocorrem tanto de forma individual como coletiva.

Assim, percebe-se que a qualidade do ambiente laboral deve estar voltada para um local em que o trabalhador possa sentir-se bem, pois quando o empregado passa a viver em um ambiente em que há satisfação pelo o que se faz, logo se percebe a obtenção de resultados, haja vistas que estas são estrategias voltadas para a construção do clima organizacional, a qual está estreitamente ligada a motivação buscando assim qualidade nos serviços realizados, pois a equipe encontra-se confiante e passa a desenvolver sua criatividade.

 Nesse sentido, é possível mencionar que a obtenção de conhecimentos voltados para o comportamento organizacional, a qual tende a contribuir para o sucesso, tendo em vista que a preparação dos funcionários proporcionam o desenvolvimento dos mesmos.

Assim sendo, é possível mencionar que o desenvolvimento deste projeto contribuiu para o aprimoramento das habilidades dos sujeitos envolvidos, sendo que estes conhecimentos servirão de base para a prática profissional. Porém, durante sua realização houve a identificação do problema, pois o diálogo ocorria de forma reduzida indo de contramão a prática do comportamento organizacional, assim sendo, é possível mencionar que com a realização deste projeo buscou-se trabalhar ações que possam trazer melhorias para a equipe.

É sabido ainda mencionar a importância do conhecimento teórico, os quais possibilitaram a qualidade da prática, trazendo inovações frente aos serviços ofertados, sendo este um fator primordial para a construção da confiança entre ONG e usuários.

DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE[pic 10][pic 11]

CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.

Segundo informações acolhidas junto ao gestor da ONG, a realização deste projeto contribuiu para o aperfeiçoamento de sua equipe pois foi um momento em que ambos os envolvidos puderam apresentar suas dificuldades e desafios existentes na prática, possibilitando assim a obtenção de respostas, a qual favorece a qualidade do serviço ofertado. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS[pic 12][pic 13]

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;

Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.

ARAÚJO, C. C. S., MODOLO, D., JUNIOR, E. C., & VILS, L. (2017). Análise da relação entre clima organizacional e o desempenho criativo em organizações brasileiras. Navus, 7(2), 97-112.

BARBOSA, M. N. L., & OLIVEIRA, C. F. (2003). Manual de ONGs: guia prático de orientação jurídica. 4 ed. Rio de Janeiro, FGV.

BARROS, J., & BARBOSA, M. (2016). A Relação entre Clima Organizacional e a Prestação do Serviço de Qualidade na Universidade Pública. Revista de psicologia, 10(30), 25-39.

SOARES, A. C. R. (2017). Seleção, envolvimento e recompensas: práticas de gestão de pessoas que predizem Comportamentos de Cidadania Organizacional (trabalho de conclusão de curso). Universidade de Brasília – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

SOARES, E. F., & SIENA, T.M. (2018). Comportamento de cidadania organizacional: estudo em organizações do ramo do comércio. Diálogos: Economia e Sociedade, 2(1), 34-44.

AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: [pic 14][pic 15]

Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:

1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

2.  A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

6.  A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

()

()

()

()

()

()

()

()

()

()

(X)

7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.

Ao desenvolver este projeto foi possível identificar os desafios existentes na ONG, buscando assim estratégias voltadas para a prática do comportamento organizacional, visando a construção do diálogo. Outro ponto importante a ser mencionado encontra-se voltado para a proposta de inovação da ONG, a qual visa a implementação de energia renovável, contribuindo para a preservação e conservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com