TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA SUSHI BAR E BAMBOO TEMAKERIA - AM

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS- FES

ADMINISTRAÇÃO

        EMPREENDEDORISMO

CONSULTORIA SUSHI BAR E BAMBOO TEMAKERIA - AM

         ANA CAMILA BEZERRA AMADO

         ANA PAULA VALLE

CRISTIANO JORGE CHÃ FILGUEIRAS

ISABELA CASTILHO DE SOUZA

ERIKA SOARES RODRIGUES

JOÃO MARCEL DE ALMEIDA RIBEIRO

JUMARA SOUZA

KELLY MOREIRA

LENY HARUMI TAKEDA

LÍVIA PINHA GASPAR

 

MANAUS-AM        

       2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS- FES

ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO

CONSULTORIA SUSHI BAR E BAMBOO TEMAKERIA MANAUS - AM

Trabalho solicitado para a obtenção de nota final da disciplina: Empreendedorismo, ministrado pelo professor: Marcos Galvão para a turma: 8º período do curso de Administração.

MANAUS-AM

2016

  1. HISTÓRICO BAMBOO TEMAKERIA

O Bamboo Temakeria foi criado pelo Sr Rogério José Coelho Menezes e Sra Rebeca Rodrigues da Silva Tinoco, proprietários, há cerca de 2 meses, funcionando na Rua Barão do Rio Branco, número 15, Pq das Laranejeiras.

O capital investido foi próprio dos proprietários. Atualmente o empreendimento possui 6 funcionários.

  1. MATRIZ SWOT

Ao visitar a empresa Bamboo Temakeria pudemos identificar pontos a serem encaixados na matriz SWOT ou FOFA. A Matriz SWOT possibilita a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, facilitando a elaboração de um planejamento estratégico para o negócio, auxiliando o processo de tomada de decisão da organização. Segue abaixo a Matriz elaborada pela equipe para o sushi Bamboo Temakeria:

PONTOS FORTES

OPORTUNIDADES

Atendimento.

Qualidade do produto.

Estacionamento amplo.

Perímetro Residencial.

Fluxo de carros grande.

Investir em mídias sociais.

PONTOS FRACOS

AMEAÇAS

Divulgação direta.

Falta rodízio.

Falta de espaço para Produção.

Concorrência tem rodízio.

Usuários do posto incomodam os clientes.

  • PONTOS FORTES

Com auxílio da pesquisa realizada e da entrevista com o proprietário do empreendimento podemos identificar alguns pontos fortes da organização, são eles:

  • A QUALIDADE DOS PRODUTOS

Os produtos seguem um padrão de qualidade extremamente rígido, tanto na aquisição da matéria-prima (como peixe, algas e arroz) até à preparação, organização e apresentação do produto final antes de ser entregue ao cliente. O XXX conta com fornecedores locais, procurando oferecer os produtos frescos para os cliente e prezando a manutenção do preço visando, tanto a valorização da marca quanto a qualidade dos produtos.

  • O ATENDIMENTO

Os atendentes são selecionados pelo dono e passam por treinamento rígido e amplo de como atender os clientes. Além disso o dono supervisiona pessoalmente o atendimento realizado no estabelecimento, sempre orientando de forma educada e assertiva seus colaboradores no trato com os clientes.

  • ESTACIONAMENTO AMPLO

O local possui um estacionamento amplo e capaz de atender um grande número de clientes ao mesmo tempo, oferecendo conforto e comodidade para aqueles que decidirem consumir seus produtos.

  • PONTOS FRACOS

Como em todas as organizações, há pontos que necessitam ser melhorados, e no caso do Sushi Bar, o grupo pode identificar alguns que devem ser levados em consideração pela organização na hora da tomada de decisões, durante um futuro planejamento estratégico da organização, estes pontos foram:

  • FALTA DE ESPAÇO PARA PRODUÇÃO

O local reservado para a confecção do produto é limitado, impossibilitando um nível de produção alto e rápido, causando problemas se a demanda do dia for muito alta, afastando clientes devido à demora excessiva

  • RODÍZIO

Devido aos problemas citados anteriormente sobre a falta de espaço para produção, os responsáveis pelo negócio optaram por não oferecer rodízio em seu rol de produtos e serviços. Tal fato afasta a clientela disposta a consumir muito e pagar pouco, além de o rodízio ser um serviço ofertado pela maioria da concorrência.

  • FALTA DE DIVULGAÇÃO DIRETA

A empresa não conta com nenhum tipo de divulgação, não possui página em redes sociais e em nenhum tipo de mídia a não ser ao apelo visual em sua localização, e à divulgação boca a boca dos clientes que se sentirem satisfeitos com os serviços e produtos ofertados no local

  • OPORTUNIDADES

Com a análise ambiental realizada para o Bamboo temakeria em comparação com as respostas do questionário aplicado, foi possível identificar e analisar oportunidades a serem analisadas pelo dono do empreendimento, elas serão fundamentais para o sucesso do negócio que, se aplicadas, gerarão valor para o mesmo:

  • INVESTIR EM MÍDIAS SOCIAIS

A empresa não conta com participação em nenhuma rede social. A interação com os potenciais clientes nas redes sociais tornará a marca conhecida e divulgará melhor seus produtos, além de proporcionar o feedback dos clientes, sendo possível assim a melhoria no empreendimento. A empresa, por ser nova, afirma que a inclusão nas redes sociais está no plano, porém seria necessário contratar o serviço de um profissional especializado em design para a elaboração da identidade visual do local e a construção de uma estratégia de divulgação consistente e coerente com a visão do dono. O grupo se dispôs para ajudá-lo na construção das peças de comunicação e elaboração da estratégia de marketing a serem adotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (88.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com