TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARCAS PRÓPRIAS DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO SOBRE 0 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Exames: MARCAS PRÓPRIAS DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO SOBRE 0 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10



SUMÁRIO

rita lindiane barbosa da cruz 1

rita lindiane barbosa da cruz 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

Fortaleza tem a maior inflação do País, 7,08% 5

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo falar de três temas: informações econômicas na mídia, os métodos quantitativos e limites de estratégias utilizadas para conquistar o público.

Em informações econômicas na mídia irei falar sobre os assuntos: inflação, taxa de juros e taxas de câmbio. Explicando um á um e citando algumas matérias em jornais e na internet para servir de exemplo.

Em os métodos quantitativos irei falar sobre Medidas Descritivas, Números-índices e Deflação de Dados.

Em limites de estratégias utilizadas para conquistar o público iremos falar sobre os métodos e as estratégias para conquistar o público.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MACRO E MICROECONOMIA: INFLAÇÃO, TAXA DE JUROS E TAXA DE CÂMBIO

2.1.1 INFLAÇÃO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em

relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

REPORTAGEM SOBRE INFLAÇÃO:

Fortaleza tem a maior inflação do País, 7,08%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a Região Metropolitana de Fortaleza tem a maior inflação do País no acumulado dos últimos 12 meses. Com alta de 7,08% nos preços no período, Fortaleza está acima do índice nacional, que pela primeira vez no ano ficou abaixo dos 6% (5,86%). A meta federal é de 4,5%, com teto em 6,5%.

No índice mensal, Fortaleza teve a alta de 0,41% em setembro - ante 0,35% registrados na média nacional. Dentre os itens que ficaram mais caros no mês passado na RMF, estão peixe serra (10,8%), passagens aéreas (10,22%) e tarifas de táxi (7,9%). Para Irene Machado, gerente de pesquisas do IBGE, o grupo de alimentos, que teve deflação no mês passado, não conseguiu se manter em baixa e provocou o aumento da inflação na Capital. Além de outros fatores pontuais, como o reajuste nas tarifas de táxi no mês passado.

“Percebemos que a cada mês existem diversos fatores que provocam oscilações. No Ceará, destacamos além alto no preço das passagens aéreas, a alta no preço dos alugueis”, destaca. O setor de habitação teve uma alta de 0,78%, provocado principalmente pela alta no preço de aluguel.

2.1.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro activa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação

financeira – taxa de juro passiva.

Existem essencialmente duas taxas de juro relevantes para os agentes econômicos: a taxa de juro de referência, definida pela autoridade monetária, que no caso europeu é o Banco Central Europeu (BCE) e as taxas Euribor. A primeira tem uma grande influência na atividade econômica podendo estimulá-la ou reduzi-la. A segunda, as taxas Euribor, são relevantes porque servem de indexantes na maioria dos créditos concedidos aos agentes econômicos. Existem vários outros fatores que influenciam a taxa de juro, nomeadamente:

A taxa de inflação - quanto maior for a inflação, maior será a taxa de juro nominal, de forma a proporcionar uma taxa de juro real positiva ou não muito negativa;

A procura de moeda - sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura da moeda, maior será a taxa de juro;

O risco do devedor - ao aumentar o risco do devedor e a possibilidade de incumprimento, maior será a taxa de juro.

REPORTAGEM SOBRE TAXA DE JUROS

Nova taxa de juros deixa cartão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com